Fapeg alcança 100% de aprovação da Capes em editais para apoio a programas de pós-graduação

Os recursos para a execução dos projetos serão da Capes, na forma de bolsas e recursos de custeio, com contrapartida da Fapeg no valor total de R$ 5 milhões para os quatro projetos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) obteve 100% de aprovação nas quatro propostas submetidas ao Edital 20/2023 – Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias estratégicas nos estados IV, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram aprovadas propostas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e uma do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Outras sete propostas estão no cadastro de reserva.

O processo contou com uma seleção prévia de projetos, na fase estadual, que compuseram a proposta institucional do Estado de Goiás, submetida pela Fapeg, ao edital da Capes. Os recursos para a execução dos projetos serão da Capes. As propostas aprovadas serão apoiadas com a concessão de bolsas, no País e no exterior, nas diferentes modalidades: doutorado no País, pós-doutorado no País, professor-visitante sênior no País, professor-visitante sênior no exterior, professor-visitante júnior no exterior e professor-visitante no Brasil.

A contrapartida da Fapeg é no total de R$ 5.041.600,00 para os quatro projetos. Os valores das bolsas a serem concedidas com os recursos de contrapartida da FAPEG deverão considerar os valores máximos definidos na Portaria FAPEG nº 080/PRES de 06 de junho de 2023.

De acordo com o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, a aprovação integral das propostas submetidas significa que a Fapeg destaca-se como um agente chave no fortalecimento da pesquisa e desenvolvimento na região Centro-Oeste. “A parceria estratégica entre instituições de ensino e pesquisa, aliada aos investimentos significativos, reflete o compromisso com a excelência acadêmica, a inovação e o desenvolvimento sustentável, impulsionando a transformação socioeconômica dos biomas que abrigam nosso potencial científico”, pontua.

As propostas selecionadas foram: Rede de pesquisa em segurança hídrica e sociobiodiversidade para o desenvolvimento sustentável do cerrado; Rede de pesquisa e desenvolvimento de recursos naturais para conservação, uso sustentável, bioprospecção de bioprodutos e desenvolvimento de bioprocessos a partir dos biomas cerrado e pantanal; Rede de pesquisas de espécies nativas do Cerrado e Pantanal, potencialmente fornecedoras de biomoléculas e alimentos, visando acelerar e aumentar a eficiência na recuperação de áreas degradadas; e O futuro dos fungos de biomas da região centro-oeste: sustentabilidade e oportunidades (funbios).

O edital

O edital tem como objetivo apoiar projetos de formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento e inovação sustentáveis, em eixos estratégicos de Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade, conduzidos por Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu e suas respectivas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa, localizados na região Centro-Oeste, por meio da concessão de bolsas de estudos nas mais diversas modalidades. A chamada pública tem como premissa favorecer a interação entre os programas de pós-graduação envolvendo, também, a parceria com PPGs de outros estados da Região.

Além de fortalecer a pós-graduação, o investimento vai contribuir para a redução das assimetrias identificadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), por meio da consolidação dos PPGs e suas respectivas linhas de pesquisa; a criação de redes de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, a fim de contribuir para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico nos biomas que permeiam a região Centro-Oeste; apoiar a formação de recursos humanos altamente qualificados para o ensino, a pesquisa, a extensão e o empreendedorismo inovador; promover a internacionalização dos PPGs das Instituições de Ensino Superior da Região Centro-Oeste; aumentar a interação entre os setores acadêmico e empresarial, por meio do fomento a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico colaborativos, visando à inovação e ao fortalecimento da economia local.

Também são objetivos do edital, fomentar a elaboração de políticas e diretrizes de internacionalização alinhadas e a serem formalizadas no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES; promover a mobilidade inicial de docentes vinculados a PPG stricto sensu, visando alavancar o processo de internacionalização e de cooperação internacional.

A Capes publicou na sexta-feira, 3 de maio, o resultado do Edital nº 20/2023, do Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste. A seleção teve duas etapas: análise técnica e de mérito. Na última, foram considerados como critérios o impacto socioeconômico e ambiental, o mérito e a originalidade e a relevância e qualidade científica. Além deles, contaram a viabilidade e possibilidade de execução do projeto, sua coerência com os objetivos do edital e o avanço da presença internacional.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo