Governo de Goiás investe na qualificação profissional para desenvolver o paradesporto no Estado
Visando a qualificação dos profissionais de educação física e no desenvolvimento da base do paradesporto goiano, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, divulgou uma série de cursos que serão realizados no primeiro semestre de 2020, em parceria com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).
Entre os meses de março e junho, sete cursos serão ofertados para professores de educação física, das redes públicas de ensino ou de escolas particulares. Serão trabalhadas as seis modalidades previstas para o Centro de Referência Paralímpico, sendo as quatro já em funcionamento (vôlei sentado, parabadminton, natação e atletismo) e outras duas que ainda serão implantadas (bocha e goalball). Cada curso terá 60 vagas e dois dias de duração.
A abertura do calendário será nos dias 9 e 10 de março, com o curso de classificação funcional, que consiste no estabelecimento de regras para divisão de categorias nas competições paralímpicas, a partir do tipo de deficiência ou de limitação de movimentos de cada atleta, tornando as disputas mais justas entre competidores a partir desta metodologia.
O intuito do Governo de Goiás, ao oferecer qualificação dos professores de educação física, é formar treinadores de modalidades paralímpicas e, consequentemente, descobrir novos atletas em idade escolar. Em 2019, o Estado de Goiás alcançou seu melhor resultado em Paralimpíadas Escolares, conquistando o quarto lugar geral, em São Paulo.
“Lapidar um atleta no paradesporto é um desafio muito grande. Para que isso aconteça é fundamental nós olharmos para quem comanda esse processo de formação, que é o professor. O paradesporto é uma área em que estamos evoluindo muito desde o começo desta gestão. Com o Centro de Referência Paralímpico e a melhor formação de treinadores queremos ir mais além”, ressaltou o Secretário de Esporte e Lazer, Rafael Rahif.
As inscrições serão abertas para cada curso de forma individual, e o profissional pode se inscrever para quantas modalidades quiser. O curso de classificação funcional já está com vagas abertas, pelo site www.esporte.go.gov.br. Serão reservadas 50% das vagas para profissionais da rede pública, tanto municipal, quanto estadual.