Governador assina decreto que permite realização de eventos esportivos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado assinou na manhã desta segunda-feira, 13, o decreto 9.692, que trata de novas regras para permissão de atividades econômicas e não econômicas no estado de Goiás. Entre os setores que passam a ter autorização para retornarem, de acordo com protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, estão os eventos esportivos e atividades físicas em academias, quadras esportivas, ginásios e ao ar livre. 

Os protocolos completos podem ser acessados pelo endereço eletrônico www.saude.go.gov.br/coronavirus.

A colaboração da população no cumprimento dos protocolos é fundamental para que as atividades liberadas no novo decreto publicado pelo poder executivo estadual sejam bem-sucedidas, segundo o governador Ronaldo Caiado.
 
“Nós contamos com a participação e a solidariedade da sociedade goiana. Antes do poder punitivo dos governos, acredito muito mais na conscientização do goiano neste momento. Mas nas situações que houver descumprimento, as prefeituras têm mecanismos capazes de fazer valer o decreto e os protocolos que eles também estão endossando”, destacou Caiado. 

Segunda a nova orientação editada pelo Governo de Goiás, os eventos esportivos poderão acontecer em território goiano desde que sejam com portões fechados ao público. “Os eventos esportivos realizados no Estado de Goiás poderão ser executados desde que os portões estejam fechados para acesso ao público, com especial observância aos protocolos específicos para a atividade”, diz o texto do novo decreto.

Atividades físicas

As atividades físicas também são contempladas no decreto governamental, com liberação para execução, desde que também sigam os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias. 

Dentre as muitas orientações fornecidas para o retorno das atividades, destaca-se que “Para as atividades físico-desportivas que usualmente tem contato físico como as lutas, orienta-se que o treinamento, neste momento de pandemia, seja pautado em técnicas de movimento e condicionamento físico em geral, sendo vedada atividades com contato físico”, reforça o texto do protocolo.   

As academias terão de respeitar um limite de 30% de sua capacidade máxima, além de seguir rígidas regras sanitárias, tais como uso de máscaras, atendimento ao público deverá ser agendado, intervalo de 15 minutos entre os grupos de usuários dentro do ambiente, bebedouros e guarda-volumes não poderão funcionar, distanciamento de no mínimo dois metros entre alunos e professores, dentre outras. 

Atividades em piscinas e quadra poliesportivas também foram liberadas, contudo, assim como as demais liberações, existem orientações específicas que devem ser seguidas para que estes espaços possam funcionar.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo