Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esporte discute modernização da legislação
Aconteceu nesta quinta-feira, 24, a quinta edição do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esporte. O evento, que aconteceu em Brasília, teve como principais temas a realização dos Jogos Estudantis Brasileiros (JEB’s), a modernização da Lei Geral do Esporte, que neste momento tramita no Congresso Nacional, além de projetos integrados entres os governos estaduais e federal.
O Governo de Goiás foi representado pelo secretário de Esporte e Lazer, Rafael Rahif, que é vice-presidente da Região Centro-Oeste do Fórum. Ele defendeu um diálogo mais estreito com o Governo Federal para composição da nova legislação do esporte.
“É preciso que haja uma discussão sobre a distribuição dos recursos que hoje são provenientes da Lei Pelé. Desde o ano passado o Fórum discute a possibilidade de aumento da alíquota para os Estados. Temos que ampliar este debate junto ao Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial do Esporte”, defendeu Rahif.
O secretário lembrou as dificuldades financeiras enfrentadas por muitas unidades federativas antes mesmo da pandemia da Covid-19 e destacou a importância de projetos em parceria com a União para que as políticas públicas de esporte possam chegar à população, sobretudo no interior.
O Fórum, que teve presença de 18 secretários de Estado, contou com a participação de Fabíola Molina, ex-nadadora olímpica e atual secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, pasta vinculada a Secretaria Especial do Esporte, representando o Governo Federal.
“É importante ouvir o Estados, conhecer a realidade, afinal de contas são vocês que estão na ponta, executando as políticas públicas de esporte”, disse Molina ao corroborar com os secretários estaduais a respeito da necessidade de um diálogo constante entre os poderes.
Além de Rafael Rahif, representaram Goiás o superintendente de Esporte e Lazer, Jonas Godinho, e o gerente do Pró-Atleta, Fleury Júnior.