Iniciação esportiva e práticas saudáveis atenderam mais de 3 mil alunos em 2019
Em seu primeiro ano de funcionamento, a partir da reforma administrativa dirigida pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que recriou a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a pasta conseguiu atender mais de 3 mil alunos em 2019. Os números demonstram uma evolução em relação aos anos anteriores e correspondem aos atendimentos realizados em projetos de iniciação esportiva e práticas saudáveis, voltados, em sua essência, ao atendimento social.
Titular da pasta, o secretário Rafael Rahif comemorou os resultados obtidos no primeiro ano de trabalho. “Quando o governador Ronaldo Caiado me convidou para assumir a Secretaria de Esporte e Lazer, eu sabia do tamanho do desafio de estruturar uma pasta praticamente do zero. Foi um ano de dificuldades, mas que conseguimos cumprir com bons resultados, deixando um trabalho lapidado para dar continuidade em 2020”, ressaltou o secretário.
A gerência de Iniciação Esportiva concentrou o maior número de atividades, fechando o primeiro semestre com 3.009 alunos, distribuídos nas modalidades de futsal, basquete, natação, hidroginástica, ginástica artística, ginástica localizada, vôlei, badminton, futebol e tênis de mesa.
A partir da segunda fase da Reforma Administrativa, em junho, foi criada a gerência de Incentivo às Práticas Saudáveis, que herdou parte das modalidades da Iniciação Esportiva e agregou novas atividades, com a abertura de turmas de yoga e ginástica funcional. Somando as duas gerências, o atendimento ao final do ano chegou ao número de 3.673 alunos, o que representa um aumento de 22% em 2019.
Com o balanço positivo do primeiro ano de trabalho, o secretário Rafael Rahif projeta avanços para 2020. “Temos um alicerce construído para trabalhar em 2020. Já não estamos começando do zero. Nosso papel é fomentar o esporte, dar condições para que o setor possa se desenvolver, não só na Região Metropolitana de Goiânia, mas em todo o Estado”, completou Rahif.