Pacientes da Vila São Cottolengo vibram com goleada no último dia da Copa do Mundo Sub-17 em Goiânia
A Copa do Mundo Sub-17 deu a oportunidade aos goianos de ter uma vivência diferente do futebol de clubes, que domina o calendário esportivo anual. Para uma turma, em específico, essa chance foi ainda mais especial. Pacientes da Vila São Cottolengo, um hospital filantrópico especializado em reabilitação física, auditiva e intelectual, de Trindade, estiveram no último dia da competição em Goiânia, nesta segunda-feira (11).
A delegação de 27 pessoas assistiu ao jogo entre França x Espanha, válido pelas quartas de final. Não faltaram gols para serem comemorados. O espanhóis saíram na frente logo no começo do jogo, mas os franceses viraram e golearam por 6 a 1, para alegria dos torcedores, que acompanhavam cada lance com atenção.
"Trouxemos os pacientes que participam das atividades futebolísticas, com o setor de educação física da instituição. Eles assistem, torcem, participam bastante durante o jogo. Quando falamos que vínhamos assistir eles criaram uma expectativa muito grande", descreveu Thiago Vinícius, psicólogo da Vila São Cottolengo, que recebeu os ingressos repassados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
"O futebol faz parte da vida deles. Fazemos campeonatos inclusivos com pacientes e funcionários. O convite é muito importante para a inserção social deles em uma atividade coletiva. Eles ganham auto-confiança com isso. Não é porque eles têm uma limitação física ou cognitiva que eles têm que se fechar para o mundo. Aqui eles participam de uma atividade social e lúdica, com o esporte", comemorou o psicólogo.