História do esporte goiano: Autódromo Internacional de Goiânia já recebeu decisão do Mundial de Motovelocidade
O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna já decidiu um Campeonato Mundial de Motovelocidade. Isso aconteceu em 27 de setembro de 1987, quando o Brasil entrou para o seleto grupo de países a receber uma etapa do Mundial de Motovelocidade, o Grand Prix Motorcycle Racing World Championship, hoje conhecido por Mundial da MotoGP.
O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna foi escolhido para sediar o evento por sua qualidade e excelência e, em um final de semana de sol pleno e calor de mais de 40º graus, 32 pilotos da categoria 250 cilindradas (cc) e 17 da categoria principal, a 500cc, realizaram duas corridas de tirar o fôlego na pista da capital de Goiás.
A etapa de Goiânia foi a 14ª e penúltima do Mundial de Motovelocidade daquele ano. O australiano Wayne Gardner, piloto da equipe oficial Honda-HRC, desembarcou na cidade líder na pontuação e com chance de “fechar a fatura” aqui mesmo, ganhando seu primeiro título de campeão mundial por antecipação.
Mas havia obstáculos. Seus rivais na disputa eram ninguém menos que os lendários norte-americanos Eddie Lawson, campeão do ano anterior, e Randy Mamola.
Às 13 horas em ponto, a categoria principal largou diante de um entusiasmado público de mais de 30 mil pessoas. Na pole-position estava Wayne Gardner, que dominou os treinos, disposto a fazer história naquela tarde em Goiânia, tornando-se o primeiro australiano campeão mundial da categoria máxima da motovelocidade.
E foi o que ele fez. Gardner pulou na ponta desde a primeira curva e não olhou mais para trás. Liderou as 32 voltas deste que foi o primeiro GP Brasil da história da motovelocidade mundial, sagrando-se campeão com uma temporada impressionante: 10 poles, oito voltas mais rápidas, sete vitórias e um total de 12 pódios em 15 Grande Prêmios.