Projeto Construindo Campeões ultrapassa a marca de 3 mil alunos atendidos em todo o Estado
Criado no começo de 2019, o Construindo Campeões chegou neste mês a marca de 3025 alunos matriculados. O projeto de iniciação esportiva do Governo de Goiás oferece aulas de karatê e judô e se iniciou atendendo crianças e adolescentes da região do Jardim Guanabara, em Goiânia.
Em 2020 o projeto se expandiu para a região do Entorno do Distrito Federal, atuando nos municípios de Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas e Valparaíso de Goiás. Neste ano, a retomada de atividades esportivas impulsionou o crescimento Construindo Campeões, abrindo núcleos em novas cidades e chegando aos números atuais.
No último fim de semana, foram entregues 287 kimonos em Senador Canedo, sendo a maior quantidade em um município desde o começo do projeto. Na ocasião, o secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, comemorou a marca alcançada. “O nosso papel, enquanto ente público, é fomentar a prática esportiva na sociedade. O Construindo Campeões tem causado um impacto muito positivo nesses mais de dois anos de projeto”, destacou o titular da pasta.
Os resultados esportivos do projeto já estão sendo colhidos. Nas duas primeiras etapas do Campeonato Goiano Interestilos, o Construindo Campeões conseguiu a melhor colocação na pontuação geral. “O Governo de Goiás tem dado todo o suporte para o desenvolvimento do programa, fornecendo kimonos e luvas, oferecendo transporte para competições, inscrições. Muitas crianças fizeram sua primeira viagem na vida através do Construindo Campeões, para participar de competições. Alguns destes jovens vão se destacar no alto rendimento, mas o fundamental do projeto é trazer essas pessoas para o convívio social através do esporte, formando cidadãos com valores importantes para a sociedade”, concluiu.
Entre outros resultados esportivos expressivos do projeto, está a participação no Open Nacional de Brasília, que contou com a participação de cerca de 200 atletas de três cidades do Entorno (Novo Gama, Águas Lindas e Valparaíso), e rendeu 112 medalhas para o Estado de Goiás, sendo 32 de ouro, 27 de prata e 53 de bronze. O planejamento estabelecido pela Seel é de chegar à marca de 5 mil alunos matriculados em 2022, atendendo 38 municípios goianos.