Servidor da Ciretran de Ouvidor é preso em flagrante
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) recebeu denúncias de moradores do município de Ouvidor, distante 277 quilômetros de Goiânia, onde supostamente servidores da Ciretran estariam revezando o registro de ponto nos dias de trabalho.
Após apuração e denúncia do serviço de inteligência Detran-GO, um servidor foi preso em flagrante após registrar a frequência do supervisor ausente. Há suspeita de envolvimento de outro servidor, além do supervisor, no esquema.
A apuração teve início com uma denúncia anônima que relatou que os servidores da unidade trabalhavam em regime de revezamento, ou seja, um acobertaria a falta do outro fraudando o ponto eletrônico. Diante disso, o Detran-GO deslocou uma equipe até o local. Após conversar com comerciantes e moradores da região, foi feito o trabalho de observação da Ciretran, que detectou a ausência do supervisor e o registro fraudulento do ponto.
O servidor da Ciretran foi conduzido à delegacia de Catalão e relatou que estava cumprindo ordem do supervisor. Na oportunidade foi lavrado o flagrante pelo crime de falsidade ideológica cuja a pena é de reclusão de até 5 anos e multa.
Ações constantes
No início do ano, o Detran-GO afastou 16 servidores que estavam suspeitos de registrar o ponto sem trabalhar ou bater o ponto para outras pessoas. Além do processo administrativo, que deve resultar em exoneração, os servidores poderão ficar impossibilitados de exercer função pública por oito anos, e ainda responder criminalmente por formação de quadrilha e falsidade ideológica.
Delegado Waldir destacou que a intenção é fazer com que os servidores devolvam os salários recebidos indevidamente, visto que não estavam trabalhando. “A maioria dos servidores trabalha corretamente. Não vamos deixar que essa minoria suje a imagem do órgão”, enfatiza o presidente.
“Temos trabalhado incansavelmente no combate à corrupção. Os servidores que trabalham corretamente podem contar conosco, as portas estão sempre abertas. Porém não daremos descanso para malandro”, explica Delegado Waldir.
“Somos totalmente intolerantes a servidores que não trabalham e querem receber. O Detran-GO pediu à Secretaria de Administração e ao serviço de Tecnologia de Informação do órgão para que o sistema de ponto fosse reformulado, incluindo os registros digital e facial e a suspensão do ponto pela web”, explica Delegado Waldir.