Patrulha Detran intensifica retirada de veículos abandonados no interior de Goiás
A equipe da Patrulha Detran, do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), segue em operação no interior do Estado com uma ação estratégica voltada à segurança pública, saúde, meio ambiente e mobilidade urbana. A iniciativa tem como foco principal a retirada de veículos, carcaças e sucatas abandonadas em ruas, praças e estacionamentos públicos.
Além de comprometerem a mobilidade, esses veículos costumam acumular lixo e água parada, tornando-se potenciais focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya – um risco ainda maior durante o período de chuvas intensas.
Em Terezópolis de Goiás, município localizado a 32 quilômetros de Goiânia, a equipe da Patrulha Detran atendeu a uma denúncia e realizou o recolhimento de quatro veículos abandonados. Já em Jussara, distante cerca de 225 quilômetros da capital, foram removidas 17 carcaças e veículos abandonados ou em estado avançado de deterioração.
Para o presidente do Detran-GO, delegado Waldir, a ação tem impacto direto na saúde da população. “Veículos abandonados representam um grande risco à saúde pública, pois podem se tornar focos do mosquito da dengue, ainda mais neste período de chuvas intensas, quando a proliferação do Aedes aegypti aumenta”, destacou.
Veículos abandonados
A remoção de veículos abandonados está prevista no artigo 279-A da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Conforme a legislação, veículos abandonados, deteriorados ou acidentados podem ser removidos para o depósito indicado pelo órgão competente integrante do Sistema Nacional de Trânsito, independentemente da existência de infração de trânsito, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A população também pode colaborar com a ação. Ao identificar um veículo ou carcaça abandonada em via pública, o cidadão pode entrar em contato com a Patrulha Detran pelo número 154.



