Detran leva educação de trânsito a foliões
A combinação de álcool e direção figura entre as principais causas de acidentes de trânsito. Para alertar os foliões sobre a necessidade do compartilhamento seguro das vias, equipes da Balada Responsável Educativa, do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), desenvolverão ações de conscientização durante o Carnaval dos Amigos 2019, que será realizado em Goiânia, amanhã (23/02).
Sete equipes de educadores percorrerão os principais blocos realizando abordagens e distribuindo materiais informativos, com o objetivo de sensibilizar os participantes para os riscos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. O diretor Técnico e de Atendimento, Isac Silva de Souza, alerta que o álcool reduz os reflexos e diminui a percepção de risco do condutor, elevando a probabilidade de envolvimento em acidentes de trânsito. Por isso, o mote das ações será “Se beber, não dirija”.
Segundo o diretor, as ações educativas precedem a fiscalização. “Nosso objetivo é informar e formar o cidadão para que ele respeite as leis de trânsito e, principalmente, respeite a vida. Quem insistir em colocar sua segurança e a dos outros em perigo, pode e deverá ser punido. Não é isso que queremos”, alerta.
O Brasil registra cerca de 50 mil mortes no trânsito por ano e 400 mil pessoas ficam com alguma sequela em decorrência de acidentes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Goiás, o cenário não é diferente. Mais de 1.500 pessoas perdem a vida anualmente em sinistros rodoviários. Especialistas defendem que em feriados prolongados e grandes eventos o número de ocorrências aumenta cerca de 30%.
O Carnaval dos Amigos é formado por 11 blocos. A festa começa em bares ou locais reservados pelos organizadores e continua nas ruas. O encerramento ocorrerá no Parque Vaca Brava com o show da cantora Sandra de Sá.
Goiânia, 22 de fevereiro de 2019.
Gerência de Comunicação do Detran-GO.