Detran descentraliza serviços para melhorar atendimento

Abertura de processo de CNH, transferência de pontuação e de veículo, solicitação de segunda via de documentos e processos. Desde o início do ano, mais de 60 serviços relacionados a veículos e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser realizados diretamente nas 62 unidades do Vapt Vupt em Goiás. É uma forma de descentralizar e desburocratizar o atendimento da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no Setor Cidade Jardim, em Goiânia, além de torná-lo mais ágil para a população, diminuindo as filas e o tempo de espera.

Cerca de 2 mil pessoas vão até a sede do Detran diariamente. Boa parte delas não precisa mais ir até lá. Basta procurar a agência do Vapt Vupt mais perto de casa. O presidente do órgão, Manoel Xavier, explica que essas mudanças foram feitas após a consulta de despachantes, Centros de Formação de Condutores (CFCs), entre outros, que apontaram uma série de problemas. Foi feito o programa de treinamento em todas as agências do Vapt Vupt com visitas dos apoios operacionais nas unidades da capital e do interior em ciclos. A ideia é estender esse atendimento também para as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) nas cidades do interior.

“A nossa proposta era estar mais próximo do cidadão. Nós levamos para os Vapt Vupt específicos de Goiânia todos os serviços que eram exclusivos do Detran. Numa etapa seguinte, vamos levar para o aplicativo de celular todos os serviços que podem – por uma questão de segurança -ser feitos on-line”, aposta na tecnologia para aperfeiçoar o atendimento.

Apenas alguns procedimentos exigem a ida ao Detran, como por exemplo, quando ocorre a apreensão da CNH decorrente de infração de trânsito.

Vapt Vupt Empresarial

A Unidade Padrão Vapt Vupt do Detran também passou por melhorias com o objetivo de agilizar o atendimento, que foi dividido em duas categorias. Foi criado um espaço exclusivo para o atendimento a pessoas jurídicas, cujo público alvo são empresários, concessionários, frotistas, revendedores, financeiras, despachantes, Centros de Formação de Condutores, credenciados, clínicas, médicos e psicólogos, permissionários, leiloeiros, entre outros. São atendidas cerca de 420 pessoas diariamente.

O presidente Manoel Xavier explica o motivo dessa distinção. “É o atendimento aos segmentos parceiros, que às vezes vêm com uma demanda representando um grande número de pessoas. Eles terão atendimento diferenciado e realizado em um único local sem tomar o lugar da pessoa física. Vamos supor que ele traga dez processos ele vai ter o atendimento do Vapt Vupt Empresarial e não vai ficar emperrando um cliente que tem um atendimento único”.

O proprietário de um CFC em Trindade, Washington Vieira, aprovou a novidade. ”Era desumano ficar junto com o usuário mais de duas horas esperando para ser atendido. Isso aqui é uma mão na roda. Nas duas vezes que vim, fui bem recebido e meu problema foi solucionado em menos de cinco minutos”, afirma. A vinda de Washington a Goiânia é recorrente para resolver transferências de processos de CNH. “Era chato trazer o aluno e ficar esperando esse tempo todo”, comenta. Quando o espaço está ocioso, pessoas físicas também podem ser atendidas neste local. Foi o caso da comerciante Valdirene Rebouças, que foi dar entrada no processo de CNH do filho. “O atendimento melhorou bastante”, atesta.

No entanto, ela ainda não sabia que poderia ter ido até o Vapt Vupt mais perto de casa. “Eu não teria vindo se soubesse”, diz.

Atendimento expresso

Há cerca de um mês, alguns serviços realizados na sede do Detran ganharam uma forma de atendimento mais ágil, ou Atendimento Expresso do Detran. Para isso foi realizada uma reforma completa no antigo Balcão de Informações que foi transformado neste novo departamento, com ambiente climatizado, com sala de espera com cadeiras, com seis guichês para atendimento normal e preferencial. Destinado para serviços rápidos que antes os usuários tinham que esperar na mesma fila que os atendimentos mais complexos.

O comerciante Elvis Ferreira da Costa, que veio em busca da transferência do veículo, foi atendido em 15 minutos e já saiu com a papelada para trocar as placas. “Está bem melhor, mais rápido. Antes, levava mais de duas horas”, compara. No total, são oferecidos 17 serviços e a média de atendimentos é de 500 por dia.

“São os serviços que representam quase 80% da demanda do nosso atendimento aqui e que gastam 3,4,5 minutos de atendimento. Às vezes, a pessoa ficava na fila aguardando uma pessoa que ia abrir um processo de CNH que exige documentação, exige uma série de questões e dá uma demora no processo. Enquanto o dele era um serviço de 2 ou 3 minutos, esperava mais porque tinha alguém na frente que demandava um serviço mais demorado”,explica o presidente Manoel Xavier.

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