Detran-GO aborda 2 mil motociclistas durante ação educativa
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizou blitzes educativas durante o final de semana voltadas para motociclistas. As ações, que atingiram mais de dois mil motociclistas, foram realizadas em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e os motoclubes de Goiânia: Motoclub Adventista, Motorcycle Minitry, Motoclub Esquadrão Quadrangular, Motoclub Ossos D’ofício, Motoclub É Nóis, e Motoclub Dinastia. O Motoclub Procurados de Senador Canedo também esteve presente.
Durante as ações educativas em pontos da capital, foram entregues antenas corta-pipa e material educativo a condutores abordados. De acordo com a gerente de Educação de Trânsito do Detran-GO, Pablynne de Carvalho Melo, a antena é um equipamento de segurança que ajuda a salvar vidas dos
motociclistas no trânsito. Goiás tem frota de 1,300 milhões de motos, sendo 314 mil registrados em Goiânia.
Outro alerta do Detran-GO foi sobre o cerol e linha chilena, que representam perigo para toda a população e colocam em risco pedestres, ciclistas e os motociclistas que circulam pela cidade, além da própria pessoa que está utilizando.
O uso desses materiais ou qualquer outro produto cortante na prática de empinar pipas é considerado crime pela Lei 7189/86 e alcança também os responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol. O uso ilegal do material pode ser “denunciado” por meio dos números 190 e 153.
A atividade seguiu todos os protocolos sanitários. Todo o material usado foi devidamente higienizado. Durante a ação, educadores e os participantes foram orientados a utilizarem máscaras e manterem o distanciamento social mínimo.