Operação Desmanche flagrou irregularidades em ferros-velhos da Vila Canaã
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), por meio da Gerência Especial de Ação Integrada (GEAI), realizou na manhã deste sexta-feira (9/8), Operação Desmanche, na Vila Canaã. A ação conjunta flagrou comerciantes atuando de forma irregular ao realizar desmonte de veículo sucata na Rua Salvador Batalha, mais conhecida como rua da graxa.
Na ação, foram apreendidas três sucatas e um veículo foi removido ao pátio por estar com mais de 10 mil de débitos em Licenciamento. Dos 18 estabelecimentos fiscalizados três foram notificados pelo Detran-GO, por usarem a logomarca da autarquia sem o devido credenciamento. O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Agência Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), e Secretaria Municipal de Fiscalização Urbana (SEPLANH) participaram da ação em parceria com o Detran-GO.
Durante a fiscalização a Polícia Militar e Polícia Civil averiguou 41 pessoas, e inspecionou 27 veículos. A SMT lavrou autos de infração diversos para 11 veículos, e a SEPLANH autuou quatro estabelecimentos. Alguns comércios foram multados pela falta de certificado de conformidade. Outros, não contavam com condições mínimas para a prática de desmontagem e venda de peças veiculares.
A região da Vila Canaã possui cerca de 2.500 estabelecimentos de vendas de peças automotivas usadas. Segundo o gerente da GEAI, tenente-coronel Sérgio Marques Duarte, a maioria das lojas funcionam na ilegitimidade. As ações de fiscalização, conduzidas pela autarquia, visam a regularização dessas empresas e a repressão ao comércio de material de origem ilícita.
A Lei do Desmonte estabelece que os comércios de autopeças e desmanches sejam credenciadas pelo Detran-GO. Devendo identificar por meio de etiquetas, as peças de carros sucateados que voltam para a comercialização. Assim reduzindo a quantidade de roubos e furtos de veículos no país.
Comunicação Setorial do Detran-GO
Goiânia, 6 de setembro de 2019.