Atendimento a despachantes será 100% on-line
O atendimento do Detran-GO às demandas dos despachantes credenciados será feito 100% on-line na capital a partir de abril. Um projeto piloto implantado na última semana vem mostrando resultados satisfatórios, gerando economia de dinheiro e acelerando em vários dias a confecção de documentos como Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Atualmente, os profissionais pegam a documentação do usuário em seus escritórios e se deslocam até o Sindicato dos Despachantes (Sindego), onde montam o processo físico com as cópias da documentação e emitem as taxas dos serviços. Esse processo gerado no Sindego é enviado para o Detran-GO, onde é analisado. Se estiver tudo correto, será gerado um comando para que a gráfica imprima o documento.
Com a virtualização, do próprio escritório, o despachante pode escanear a documentação, com certificação e assinatura digital, e fazer o upload do processo, que passa por conferência quase instantânea no Sindego e, posteriormente, no Vapt Vupt do Detran, onde uma equipe fica on-line das 7h às 19h para prestar o pronto-atendimento. “O ganho de tempo é enorme. Nos serviços finalizados até às 10h da manhã e pagos até às 12h, por exemplo, conseguimos entregar o documento impresso no mesmo dia ao despachante”, afirma o gerente de Tecnologia da Informação, Gustavo Vieira Tomás, responsável pela implantação da medida e treinamento dos despachantes.
Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o impacto da iniciativa será ainda maior no interior. “O despachante economizará papel e tempo. O Detran-GO não terá que pagar o translado desse processo físico, quando necessário, para Goiânia. Mas, o maior ganho será da sociedade, que contará com o serviço mais ágil, pois, hoje, dependendo do município, um processo, quando necessária a documentação física, demora até 10 dias para chegar na capital. Após a mudança, ele é enviado instantaneamente. Será apenas o tempo de postar o documento e enviar via malote para a localidade”, explica.
Os despachantes que estão participando do projeto piloto aprovaram a mudança. “Minha expectativa é que facilite muito para a categoria. Teremos economia em tudo, em agilidade e até de papel. Teremos o processo todo no computador sem precisar de ficar arquivando aquela papelada” afirma Júlio Faria. Já o despachante Hugo do Santos Silva que foi abordado ao virtualizar seu primeiro processo afirmou que teve facilidade e que a ferramenta é muito intuitiva. “Além da economia de não gastar papel, não teremos que ficar nos deslocando, e vamos estar com o documento em mãos mais rápido”, destaca.