Visita de Temer a Goiás evidencia sintonia entre presidente interino e Marconi

Dois dias após a vinda do presidente interino Michel Temer a Goiás, a sintonia fina entre ele e o governador Marconi Perillo ainda repercute entre lideranças políticas e na imprensa local e nacional. O entrosamento administrativo ficou evidenciado na recente participação do presidente no aniversário do senador Wilder Morais (PP), domingo, em sua fazenda em Nerópolis. Temer além de elogiar o jeito de Marconi Perillo governar, focado em resultados, anunciou que vai aproveitar boa parte dos programas sociais criados pelo governador em nível nacional, começando pelo Cheque Moradia.

Temer também demonstrou afinação com uma das principais bandeiras do governador, já exposta durante o processo de impeachment, para quem a classe política brasileira precisa deixar as divergências política em segundo plano e focar na recuperação da economia brasileira e no crescimento sustentável do Brasil. “Quero dizer que, na nossa interinidade, o que nós estamos tentando fazer é unir o país”, disse Temer na comemoração do aniversário do senador goiano.

Reafirmando o que dissera o governador, o presidente afirmou que os brasileiros têm de estar unidos para tirar o país da crise. Em breve discurso, Temer fez referência à liderança política do governador e ao protagonismo de Goiás no cenário nacional. Para o senador Wilder Morais, a visita do presidente foi uma “demonstração de carinho”.  Marconi Perillo, por sua vez, diz esperar que o presidente venha outras vezes a Goiás. “Eu tenho certeza que essa é a primeira de muitas outras que acontecerão daqui para frente”, pontuou.

Repercussão

Os principais jornais do país repercutiram a visita, que também foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo. Em sua rápida passagem por Goiás, o presidente realçou a liderança do governador goiano na articulação que permitiu a renegociação das dívidas dos Estados. Como presidente do Consórcio Centro-Oeste, que envolve governadores do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia, Marconi foi responsável por inserir o debate sobre a repactuação das dívidas dos Estados junto à União e, com o passar do tempo, ganhou a adesão de governadores de outras unidades da Federação.

“Eu vou dizer, governador, você que faz um trabalho extraordinário, que vai atrás das coisas, que pleiteia por Goiás e que tem nos dado o apoio. Também está, evidentemente, a merecer o aplauso dos que vieram aplaudir o Wilder”, declarou Temer sobre Marconi. A saudação do governador goiano, que é um dos líderes do PSDB nacional, revelou, segundo a mídia nacional, a liderança que Marconi exerce hoje em Brasília.

“Presidente, as nossas boas-vindas. Nós confiamos muito em vossa excelência. O senhor é a esperança nossa. O senhor montou um bom governo, uma excelente equipe econômica. E eu estou seguro de que o povo brasileiro em breve começará a perceber as mudanças concretas imprimidas pelo senhor na economia especialmente. Mas também nas outras áreas. O Brasil precisa funcionar e o senhor está colocando o Brasil para funcionar. Portanto, as minhas boas-vindas a Goiás. Muito obrigado por esse prestígio. E conte com a nossa bancada”, afirmou o governador na solenidade.

Em sua página no Twitter, o presidente postou fotos da visita a Goiás, chamando para um link do blog oficial do PMDB. O texto repete trechos do breve discurso que fez no aniversário do senador goiano: “os brasileiros têm de estar unidos para tirar o País da crise. A alegria expressa aqui [no evento], serve de exemplo de união patriótica que o Brasil deve seguir”, destacou. “Nessa interinidade, o que temos feito é para unir o Brasil”, disse Temer.

A visita do presidente da Goiás foi destaque no jornal O Globo. Informa o jornal que em apenas 40 minutos, Temer já retornava ao avião que o levaria para Brasília. No trajeto de helicóptero para a fazenda de Morais, em Nerópolis, conversou com o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira. Ouviu do parlamentar que, dos 27 governadores, 23 estão aplaudindo a iniciativa de negociar a dívida com os Estados. O líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado José Vitti, avalia que a visita de Temer é uma clara demonstração de apreço do presidente ao governador e a toda a bancada federal goiana.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo