Vencedores do Ranking do Programa de Compliance Público de Goiás são premiados

Evento faz parte da Semana Internacional de Combate à Corrupção e os órgãos que se destacaram na condução do programa de integridade em 2022 receberam troféus

O governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), promoveu na tarde desta quarta-feira (7/12), durante a Semana Internacional de Combate à Corrupção (SICC), a apresentação dos resultados do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP) e a premiação dos órgãos que se destacaram neste ano. O evento lotou o auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e teve o comando do controlador-geral, Henrique Ziller, e do secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado. 

Dez órgãos alcançaram os primeiros lugares, divididos em três categorias (veja quadro abaixo) e receberam troféus em reconhecimento. Onze servidores estaduais receberam certificados representando 132 servidores que completaram o ciclo de 180 horas dos cursos de certificação em Compliance. A Polícia Militar, o Ipasgo, a Secretaria de Esporte e Lazer e a Universidade Estadual de Goiás foram homenageadas como órgãos que se destacaram na evolução do Programa de Compliance em 2022.

O gerente de Auditoria em Compliance da CGE, Adriano Abreu, lembrou que 45 órgãos e entidades do Poder Executivo foram avaliados para o ranking em 2022. “Os quesitos avaliados medem o grau de implementação de ações relacionadas à capacitação, divulgações, transparência, atendimento das recomendações da CGE, ouvidoria, gestão dos projetos prioritários e gestão de riscos”, explicou Adriano.

Henrique Ziller reforçou a importância da metodologia da gestão de riscos para o desempenho dos órgãos estaduais. “Hoje falar em gestão de riscos se tornou sinônimo de controle interno”, garantiu Ziller.  Para ele, a premiação no Ranking do Programa de Compliance Público (PCP) é o reconhecimento do esforço e compromisso da gestão e do corpo administrativo dos órgãos em relação ao compliance.

O controlador-geral fez questão de destacar a atuação dos membros dos Escritórios de Compliance e Secretarias Executivas no acompanhamento do atendimento dos quesitos e na interlocução com a alta gestão e com a CGE, o que impactou positivamente no desempenho dos órgãos no ranking de compliance.

Embora seja considerada “fora de competição” por ser a organizadora da avaliação, a Controladoria-Geral do Estado atingiu a maior pontuação em 2022 dos quesitos avaliados pelo ranking.

Nesta quinta-feira (8/12), dentro da Semana Internacional de Combate à Corrupção, será a vez do lançamento do novo Portal de Transparência do governo de Goiás e premiação dos órgãos que se destacaram no Ranking da Transparência do Goiás Mais Transparente. Também será lançado o Portal de Dados Abertos da CGE.

 

 

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo