Vem aí Estudantes de Atitude 2020

A edição 2020 do Projeto Estudantes de Atitude foi lançada nesta terça-feira (11/2), no auditório da Secretaria da Educação. Essa ação do Governo de Goiás é coordenada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). No evento, que controu com a participação do controlador-geral, Henrique Ziller, e da secretária de Educação, Fátima Gavioli, os fundamentos do projeto foram apresentados a todos os coordenadores regionais da Seduc no Estado. A deputada federal Flávia Morais também prestigiou o lançamento.

Em sua fala, Henrique Ziller reforçou que um dos pilares do sucesso da primeira edição do Estudantes de Atitude, em 2019, foi o comprometimento dos servidores da educação. “Esse tipo de profissional faz a comunidade se envolver e gerar transformação”, disse. Para o controlador-geral, o legado do projeto é mais importante, até mesmo, que as inspeções e auditorias realizadas pelos órgãos de controle, por ser uma possibilidade de mudança para o país, a longo prazo. “Esse é o caminho! Porque muda as pessoas e a comunidade de forma que todos estejam envolvidos com a coisa pública a ponto de não sobrar espaço para utilizar o dinheiro público de forma inadequada”, definiu Ziller.

Também participaram da solenidade o subcontrolador de Transparência, Controle Social e Ouvidoriada CGE, Diego Ramalho, a superintendente do Centro de Estudos e Pesquisa da Educação, Rita de Cássia Ferreira, o subsecretário de governança da Seduc, Darley Queiroz e o ouvidor-geral da Seduc, Joaquim Trindade.

O subcontrolador Diego Ramalho convidou os coordenadores, diretores de escolas, professores e alunos a se engajarem na nova versão do Estudantes de Atitude, que este ano quer atingir 300 escolas das 40 regionais da Secretaria e envolver cerca de 12 mil estudantes dos colégios estaduais.  As pré-inscrições estão liberadas e vão até o final do mês de fevereiro. Para inscrever a escola, o diretor da unidade deve acessar o site www.estudantesdeatitude.go.gov.br e preencher os dados.

Transformação Social

O sucesso do projeto Estudantes de Atitude, realizado em 2019, fez com que a iniciativa passasse a integrar o Programa Escola do Bem Comum, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e será replicado pelo Governo Federal em todo país.  Em Goiás, no ano passado, 105 escolas de sete regionais participaram e conseguiram envolver mais de 5 mil alunos na execução do projeto. “A etapa mais importante da competição é a auditoria cívica, que permite ao aluno perceber o que o Estado tem que resolver, qual é a parte da direção da escola e que parte dos problemas os estudantes são os causadores, e por eles podem ser resolvidos e evitados”, explicou Diego Ramalho.

Durante o lançamento, foram entregues ainda certificados aos coordenadores de destaque das escolas campeãs do projeto Estudantes de Atitude, realizado no ano passado. Na opinião da superintendente Rita de Cássia Ferreira, o comprometimento dos gestores, diretores e estudantes com o projeto Estudantes de Atitude foi visível. “Era impressionante o senso de pertencimento de todos com a escola. Elas vivenciaram uma transformação cultural”, avaliou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo