Três em cada quatro municípios goianos não registram homicídios


 

Três em cada quatro municípios goianos não registraram homicídios no mês de julho de 2015. Relatório do Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás mostra que 187 cidades do Estado não tiveram qualquer caso de crime de morte no período, o que corresponde a 76% do total.

O levantamento demonstra, ainda, que 13 municípios onde houve registro de ocorrências mantiveram estabilidade em relação ao mesmo período do ano passado. Outros 9, diminuíram os indicadores – o que significa que 37,2% da cidades com registro de homicídio doloso em julho ou mantiveram ou diminuíram as ocorrências no comparativo com o mesmo mês de 2104. Dessa forma, o mês terminou com 230 casos em todo o Estado.

Durante todo o ano, 39% dos municípios goianos não tiveram registros de homicídio doloso, o que significa que 96 cidades sem ocorrências. Daqueles que tiveram algum caso, 63,3% ou diminuíram (71 municípios) ou mantiveram (24) a mesma quantidade em relação aos sete primeiros meses de 2014.

Redução

Em números absolutos, 2015 registrou 1.515 casos, diante de 1.522 no mesmo período do ano passado. Isso significa uma redução de 0,46% em números absolutos ou de 2,79% na taxa por 100 mil habitantes – metodologia utilizada internacionalmente para estudos sobre a criminalidade. Os dados do Observatório de Segurança revelam, ainda, que seis dos dez municípios mais populosos do Estado tiveram diminuição no número absoluto de homicídios dolosos durante o ano. Dois mantiveram estabilidade (Anápolis e Valparaíso de Goiás) e apenas dois (Formosa e Águas Lindas de Goiás), aumento.

Entre os que conseguiram reduzir, destaque para Novo Gama, que caiu de 55 para 44 casos no comparativo entre janeiro e julho de 2015 e o mesmo intervalo de tempo do ano passado. Isso significa uma queda de 20% no número absoluto e de 22,2% na taxa por 100 mil habitantes. Rio Verde, com 14,6% de diminuição no número absoluto e de 17,7% na taxa, e Goiânia (menos 14% e 16%, respectivamente) também se sobressaem. Juntos, os 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia (entre eles Aparecida de Goiânia e Trindade) conseguiram reduzir em 9,5% o número absoluto de homicídios e em 11,8% a taxa por 100 mil habitantes.

Com objetivo de ampliar as ações, principalmente nos municípios do interior, a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária tem realizado encontros regionalizados, nos quais faz o balanço dos dados obtidos no ano e traça o planejamento e objetivos para os últimos meses. Nas últimas semanas, o secretário Joaquim Mesquita esteve com a cúpula da Polícia Militar e Polícia Civil, além dos comandantes e delegados regionais, em Goianésia, Cidade Ocidental, Alexânia e Anápolis. Outras reuniões também são realizadas no gabinete do secretário. Somente na última semana, Joaquim Mesquita recebeu representantes de Guapó, Uruaçu, Posse e Planaltina de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo