Trem Goiânia-Brasília está próximo de ser viabilizado, afirma Correio Brasiliense

Obra importante para Goiânia, Brasília e toda região do eixo entre as duas capitais está próxima de iniciar. O trem Goiânia-Brasília promete aumentar substancialmente o fluxo de pessoas entre as capitais e, no curto prazo, movimentar os mercados de trabalho em Goiás e no Distrito Federal. De acordo com apuração realizada pelo jornal Correio Braziliense junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o projeto está próximo de ser viabilizado.

Inicialmente, os trilhos teriam 210 quilômetros de extensão e composições viajariam com velocidade de até 200 km/h, com 1h30 de tráfego entre Goiânia e Brasília. De acordo com reportagem do periódico publicada nesta terça-feira (04/04), a ANTT afirmou que projeto já tem aprovada a viabilidade técnica e ambiental e está na fase de verificação financeira. A obra está estimada em US$ 8,5 bilhões e será coordenada pelo governador Marconi Perillo. “Estou bem otimista. Pela primeira vez, estou sentindo uma intenção de verdade para que esta obra seja feita. Ela é muito importante para o país. Há até investidores chineses interessados”, afirmou Marconi.

A intenção, informa o Correio, é que a obra seja feita por meio de um Programa de Parcerias para Investimentos (PPI) ou um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), o que depende de um esforço dos governantes em buscar investidores. Ouvido pela reportagem, o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, também acredita que a ideia está mais perto de se concretizar. “Os estudos estão concluídos e estão no radar do governo federal. Isso tem que sair do papel para ontem. Não há outro caminho, senão o país vai entrar em colapso”, afirmou.

No último dia 20 de março, Marconi Perillo participou de reunião, em Brasília, com o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, e com o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, para discutir o projeto. Na ocasião, o governador levou ao ministro o EVETEA – Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – que recebeu da ANTT há menos de um mês. O projeto vem com um completo estudo sobre o cronograma da obra, inclusive com a engenharia financeira. “Por essa engenharia, os governos terão que colocar muito pouco recurso”, afirmou Marconi, ao sair da reunião.

De acordo com o governador, já existem investidores interessados. “O Brasil está retomando a confiança do mercado externo, dos investidores internacionais. Existem investidores chineses, fundos soberanos de várias partes do mundo, também interessados”, informou.

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo