Treinamento para mapeamento de riscos de corrupção tem sequência

A Controladoria Geral do Estado continua a ministrar esta semana o treinamento para os servidores dos órgãos e entidades do governo que serão responsáveis pela realização do mapeamento de riscos de corrupção nos processos governamentais, conforme previsto no Decreto nº 7.905 de 11 de junho de 2013. O primeiro módulo do curso, denominado de Processos Organizacionais, será encerrado na sexta-feira (21/2).

Já o conteúdo do módulo dois, cujo tema central é Prevenção e Mapeamento de Riscos de Corrupção, foi ministrado no período de 10 a 14 de fevereiro. Ainda faltam quatro turmas para capacitação, com calendário previsto para os períodos de 24 a 28 deste mês, 10 a 14, 17 a 21 e 24 a 28 de março. Só então a fase de treinamento será concluída, permitindo que os trabalhos de mapeamento sejam efetivamente iniciados. Para gerenciar e padronizar os procedimentos e assegurar resultados mais eficazes, a área de Tecnologia da Informação da Controladoria desenvolveu a ferramenta de gerenciamento denominada Sistema de Mapeamento de Risco de corrupção, a ser utilizado em todos os órgãos e entidades governamentais.

O mapeamento de riscos de corrupção em processos governamentais foi realizado em caráter pioneiro na Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos no ano de 2012, com resultados positivos. Pela experiência exitosa, o governador Marconi Perillo determinou a realização de mapeamento de risco em todos os processos dos órgãos e entidades da administração pública do Estado.

Além de identificar pontos vulneráveis nas ações finalísticas, o mapeamento funciona como ferramenta de gestão governamental, porque proporciona a adoção de medidas para coibir e minimizar erros e desvios que podem ensejar práticas de corrupção. Trata-se de uma ação de Estado, capaz de contribuir para identificar e favorecer a eliminação dos riscos de corrupção nas esferas de decisão do governo, ao mesmo tempo em que se torna fator de fortalecimento da governança pública.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo