Teatro Ambiental chega às escolas do Estado de Goiás

O Colégio Hugo de Carvalho Ramos é o primeiro a receber as oficinas de Teatro para a formação do grupo de teatro que irá montar peças ambientais com o objetivo de representar o colégio em Mostras Competitivas de Teatro Ambiental em 18 cidades do Estado. As oficinas começam hoje (10/3) e mais 40 alunos estão inscritos para as atividades que vão acontecer semanalmente no colégio nos períodos matutino e vespertino. Os professores de teatro são do Centro Cultural Gustav Ritter (Seduce) parceira da Secima no projeto de Conscientização Ambiental e Cidadania.

Além de implantar projeto de Teatro Ambiental nos colégios estaduais para difundir conceitos ecológicos, as oficinas têm como objetivo construir a estrutura física do espetáculo (cenário, figurinos, adereços, etc) com materiais reciclados trazidos pelo alunos. Outro foco da ação é dar oportunidade a alunos dos colégios estaduais de praticar os conceitos apreendidos em disciplinas de encenação, interpretação, improvisação, montagem, luz, som, elementos do espetáculo e de teatro de formas animadas.

Com o avanço das oficinas, os alunos estarão aptos a realizar apresentações para alunos professores, pais e comunidades, além de colaborar na transmissão de conhecimento para a formação de uma sociedade melhor e sustentável, contribuindo para um planeta mais saudável.

Cidadania

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Secima, se preocupa com desenvolvimento sustentável, planejamento ambiental, com a questão da água, dengue, lixo e reciclagem, algumas das prioridades ambientais mundiais. Cada pessoa produz, em média, um quilo de lixo por dia, dos quais 80% são recicláveis. Toneladas de materiais recicláveis são jogados diariamente nos aterros sanitários e lixões, poluindo a natureza. A reciclagem não é opção, mas necessidade. A educação ambiental é essencial para o êxito de qualquer projeto ambiental implantado no Estado, e a Secima transforma a teoria em prática com o Programa de Conscientização Ambiental e Cidadania.

O teatro é mais uma ferramenta para atrair e sensibilizar os alunos, famílias e comunidade. Mostras de vídeos ambientais, palestras, visitas aos parques estaduais, às ETEs e ETAs do Estado, além de oficinas de cinema e de papel reciclável, mostras competititvas de teatro e cinema ambiental e a campanha Olho no Óleo completam o programa. Faça o seu papel.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo