SSPJ e CGE aceleram aplicação da metodologia de mapeamento de risco de corrupção

Técnicos da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPJ) tiveram reunião hoje (24/2) com a direção da Controladoria Geral do Estado para obter mais informações e agilizar a implementação da metodologia de mapeamento de risco de corrupção nos processos institucionais daquela Pasta. Participaram do encontro a superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças, Luciana Daher Vieira e a gerente de Planejamento e Gestão Estratégica, Juliana Camilo Manzi Porto. Da CGE estiveram presentes o secretário-chefe, Adauto Barbosa Júnior, o sub-chefe André da Silva Goes, a superintendente de Transparência Pública, Maria D’Abadia Brandão, a gerente de Prevenção à Corrupção, Transparência e Controle Social, Maria José Onofre Santos, e a técnica Elizângela Abreu Vasconcelos de Andrade.

O secretário-chefe da CGE, Adauto Barbosa explicou que o mapeamento de risco de corrupção nos processos organizacionais e de serviços é uma ferramenta de caráter eminentemente preventivo, de grande importância para identificar e mitigar riscos de corrupção nesses processos, além de contribuir para o aprimoramento das práticas de gestão. Durante a reunião ficou acertada uma visita da equipe da CGE à Secretaria de Segurança Pública para repasse de novas informações e maior entrosamento entre as equipes das duas Pastas.

Providências

Na Segurança Pública já foi formando o colegiado que ficará responsável pela implantação, coordenação e acompanhamento das medidas. Também já foi definida a comissão encarregada de realizar o mapeamento que é composta, além de Luciana Daher e Juliana Manzi, também pelos técnicos Eduardo Gonçalves de Almeida, Andréia Lemes e Kênia Chaves Novais Costa. Esses técnicos vão participar de treinamento específico a ser oferecido pela CGE a partir do dia 10 de março.

O mapeamento de riscos de corrupção é uma determinação do governador Marconi Perillo e está previsto no Decreto nº 7.905, de 11 de junho de 2013. Em 2014, a Controladoria Geral do Estado adotou uma série de medidas para viabilizar a execução do mapeamento, incluindo treinamentos para servidores e identificação de processos organizacionais. A retomada das atividades agora leva em conta a nova estrutura organizacional do Governo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo