Sistemas de integridade foram destaque no último dia do seminário sobre governança

No último dia do Seminário Gestão de Riscos, Integridade e Compliance como Instrumentos de Governança, o tema central que permeou as apresentações foi a construção e implantação dos sistemas de integridade no setor público, que visam proteger a administração e assegurar que sejam entregues os serviços pretendidos pela sociedade. A superintendente Central de Transparência Pública da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Maria D’Abadia Brandão, foi uma das palestrantes, com o tema Implementação da Integridade no Setor Público.

Abadia Brandão apresentou as etapas do trabalho executado pelo Governo de Goiás, por meio da CGE, na consolidação do sistema denominado Identificação Preventiva de Riscos em Procedimentos (IPR). De forma prática, foram mostradas as etapas do trabalho iniciado em 2012 até os resultados obtidos ao final do primeiro semestre deste ano. O IPR é uma ferramenta de gestão que permite aos agentes públicos mapearem os processos de trabalho no âmbito dos órgãos e das entidades que dirigem, de forma a identificar fragilidades que possibilitem a ocorrência de desvios de conduta e/ou de procedimento.

Por meio de assessoramento e treinamento das equipes, foram alcançados resultados positivos no mapeamento de riscos dos órgãos estaduais. O acompanhamento identificou que em 2014 somente 53% dos órgãos e entidades estaduais faziam o mapeamento dos processos de risco e que em 2018 esse número foi ampliado para 80%, o que mostra o comprometimento da alta direção e das equipes envolvidas.

O seminário, promovido pela CGE em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas dos Municípios e Ministério Público de Goiás, foi encerrado no final da manhã dessa sexta-feira (23/11) e contou com a participação de 400 servidores da área, de diversos órgãos estaduais e municipais. Foram realizadas ainda as seguintes apresentações:

Tema: Construindo sistemas de integridade no setor público
Tatiana Camarão (Assessora Especial da Presidência do TJ-MG)

Tema: Implementação da integridade no setor privado
Karine Dias (Potência Medições S/A)

Tema: Contextualizando a gestão de riscos e a governança no cenário brasileiro
Cláudio Sarian Altounian (Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União).

M6

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo