Sistema democratiza participação popular na administração estadual

A Controladoria Geral do Estado apresenta nesta quinta-feira (2/6) para os representantes dos órgãos da administração estadual o novo Sistema de Gestão de Processos a ser implementado pela Ouvidoria Geral em evento marcado para as 15 horas, no auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A nova ferramenta permite o registro e tramitação de todas as manifestações da população no âmbito da Ouvidoria, reduzindo significativamente o tempo de solução do problema e encaminhamento da resposta ao cidadão, o que resultará na melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Na apresentação a ser feita amanhã, estarão presentes servidores indicados por todas as unidades administrativas do Estado, que estarão integradas com pleno acesso ao sistema. Uma inovação é a existência de um chat interativo para troca de informações, o que vai agilizar substancialmente a solução das demandas. A facilidade para o cidadão é que ele poderá acompanhar o andamento do seu processo em tempo real. Para José Carlos Siqueira, o novo sistema democratiza a participação popular nos rumos da administração estadual.

O número de manifestações da sociedade tem aumentado gradativamente à medida em que os mecanismos de interlocução com a sociedade se tornam mais conhecidos. As pessoas podem fazer sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios, críticas e denúncias. Para isso podem utilizar o site da cge (www.cge.go.gov.br), o e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br e o telefone 0800 62 1513, além de poder fazer sua demanda pessoalmente na sala instalada no andar térreo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Estatística

De janeiro a maio deste ano, a Ouvidoria Geral do Estado contabilizou 377 manifestações da população, uma média de 75 demandas por mês. No que tange a reclamações e denúncias, a maior parte se refere conduta inadequada de servidores (principalmente no atendimento), desvio de recursos públicos, problemas com empréstimos consignados, supostos casos de nepotismo, demora na tramitação de processos, dentre outros. Havendo fundamento e indícios de irregularidades nos fatos narrados, as manifestações são autuadas e avaliadas, com adoção de providências cabíveis e encaminhamento do resultado aos demandantes, menos nas manifestações anônimas.

A Ouvidoria Geral do Estado atua em conjunto com a Superintendência da Corregedoria Geral e com a Superintendência de Combate à Corrupção, por meio da Gerência de Informações Estratégicas, que é acionada quando necessário para cooperar na apuração de fatos. Ainda no âmbito da CGE, a Ouvidoria tem apoio da Superintendência Central de Controle Interno que se encarrega de promover diligências na busca de informações e adoção de medidas cabíveis quando o caso assim o requer.

(CGE – 3201-5366)

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