Sistema de Gestão de Ouvidora faz mais de 20 mil atendimentos no 1º semestre

O Sistema de Gestão de Ouvidoria do Governo de Goiás contabilizou nos primeiros seis meses deste ano um total de 20.336 manifestações da população, o que resulta na média mensal de 3.389 atendimentos. As demandas são abrangentes, incluindo solicitação de dados governamentais com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), sugestões ao Governo, críticas, reclamações, denúncias, elogios e pedidos gerais de informações. No período avaliado, os órgãos mais requisitados pela população foram Ipasgo, Secretaria de Gestão e Planejamento, Detran, Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Secretaria da Fazenda, Junta Comercial e Secretaria da Educação.

Também no primeiro semestre deste ano, os cidadãos formalizaram um total de 2.568 pedidos de dados com base na LAI, com média mensal de 428 requerimentos. Os assuntos mais freqüentes são os relacionados aos servidores públicos (plano de saúde Ipasgo), concursos/meritocracia e gestão de pessoas); trânsito (multas, habilitação de motorista e outros) e bem público/serviço público (pedidos de informações, dificuldades de acesso e andamento de processos/procedimentos). Os órgãos mais demandados foram o Detran, Secretaria da Fazenda, Junta Comercial, Secretaria da Educação, Universidade Estadual de Goiás, Ipasgo, Agetop e Segurança Pública/Administração Penitenciária.

Mês de junho

No mês de junto, o Sistema de Gestão de Ouvidoria registrou 3.676 manifestações da população. Do total, 1.650 demandas foram atendidas imediatamente pelo telefone e outras 2.026 foram transformadas em processos registrados no Sistema. São assuntos que em geral exigem busca de informações, checagem de dados e até realização de diligências para obtenção das respostas. Com relação aos pedidos de dados com base na LAI (484 no mês de junho), 350 já foram finalizados e 134 estão em andamento, com observância dos prazos legais para oferta das respostas. Os requerimentos LAI são acatados, registrados no Sistema e destinados aos órgãos. A CGE faz o acompanhamento dos processos, mas a responsabilidade pelas respostas é dos próprios órgãos.

Todos os cidadãos podem utilizar os serviços do Sistema de Gestão de Ouvidoria para interlocução com o Governo do Estado. Os canais disponíveis são: Serviço de Atendimento Presencial ao Usuário, em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior; pelos telefones 162 e 0800 621513; site da Controladoria Geral do Esado www.cge.go.gov.br; e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; os portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual que disponibilizam o link da Ouvidoria; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e também na Ouvidoria Digital, baixando o Aplicativo (APP) no Google Play – Android, digitando CGEGO.

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