Servidores de Goianira recebem equipe do Programa de Compliance Municipal

Objetivo foi instruir os servidores sobre a etapa atual do programa, que é a criação do Comitê de Compliance

A equipe do Programa de Compliance Público Municipal (PCM) da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) esteve nesta segunda-feira (22/5) em Goianira, à convite do prefeito Carlos Alberto, para conversar pessoalmente com os servidores do município. “O objetivo foi expor aos colaboradores a importância do Compliance e engajá-los na implementação do programa no município”, explicou Gabriella Pio, gerente de Educação Cidadã da CGE-GO e coordenadora do PCM.

A equipe – acompanhada pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e pela auditora do Tribunal de Contas Municipal -GO e coordenadora do PCM no município, Lara Ovial – foi recebida pelo vice-prefeito, Cleyton Bento, em função de um imprevisto na agenda oficial do titular. “Queremos que os servidores entendam a importância do Comitê de Compliance”, reiterou Cleyton Bento.

Lançado em fevereiro deste ano, o PCM 2023 abriu inicialmente 40 vagas, mas chegou a um número surpreendente de 61 municípios inscritos e aptos a participar do programa. Após o primeiro ciclo de reuniões, 37 deles assinaram os Termos de Cooperação com a Controladoria-Geral para a implementação efetiva do PCM. Agora, os participantes recebem a primeira etapa de consultorias para a criação do Comitê de Compliance.

“Já temos 21 comitês criados. Esperamos que, até o final de maio, todos os participantes tenham concluído essa etapa para iniciarmos o trabalho de orientação do primeiro eixo temático, que é Gestão de Risco”, destacou Henrique Ziller, lembrando que este também é o principal eixo do PCM.

Programa de Compliance Público Municipal

O Programa de Compliance Público Municipal (PCM) foi desenvolvido a partir dos bons resultados obtidos pelo Programa de Compliance Público do Governo de Goiás (PCP), implementado em 2019, também pela CGE-GO, nas secretarias-executivas e demais órgãos do governo estadual.

O objetivo do PCM é estabelecer nas administrações das cidades goianas um conjunto de procedimentos e estruturas que ajudem a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, fomentando a gestão de riscos, a ética e o governo aberto. As ações do PCM são realizadas ao longo de todo o ano.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo