Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até dia 25

Começa hoje (19/10) e vai até  25 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que nesta edição aborda a temática Luz, Ciência e Vida. Em Goiânia, a abertura foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Bufáiçal, no campus Samambaia, na Universidade Federal de Goiás (UFG) A Secretaria de Desenvolvimento conta com um estande no evento onde acontecerão atividades interativas ligadas ao tema. Serão utilizados projetores com raio laser para mostrar a formação da luz e monitores estarão à disposição do público para explicar o fenômeno. O estande da SED estará aberto à visitação no período de 19 a 21 deste mês, das 8 às 19 horas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivos levar estes temas até a população e também fortalecer a formação de uma rede de instituições em prol da ciência. Cada atividade é vista como uma oportunidade para se divulgar a produção científica do País, além de conquistar futuros cientistas e pesquisadores. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é o realizador nacional e conta com a parceria de secretarias de estado e instituições acadêmicas e de pesquisa para a promoção dos eventos comemorativos.

Inova Goiás

As atividades desenvolvidas pelo Governo de Goiás para a Semana Nacional/Semana Estadual de Ciência e Tecnologia integram os esforços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), que é a responsável por coordenar no estado o maior programa de Inovação e Tecnologia em execução no País neste momento, o Inova Goiás, que prevê investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão até 2018. O Inova Goiás visa incorporar a inovação e a tecnologia nos processos produtivos dos vários setores econômicos e, ainda, na estrutura do Estado, para elevar a qualidade dos serviços prestados à população.

O Inova Goiás foi lançado no início de setembro e já vem promovendo a automação de vários serviços públicos, entre eles o Cartão Rural, para emissão de GTA e outros documentos, direto pelo agropecuarista; o Ipasgo Fácil, para agendamento de consultas a partir de um dispositivo móvel; o Telemedicina, Siga Saúde Goiás e o Conecta Sus, que trazem benefícios ao usuário da rede pública de saúde; o Crédito Automático, os Correspondentes de Crédito e o Fundo Garantidor de Investimento (FGI), da GoiásFomento.

De acordo com a coordenadora da Semana Nacional de C&T em Goiás, Rosidalva Lopes, a SED está finalizando projeto para a popularização da Ciência em todo o Estado, com a construção de espaços específicos dentro dos parques das cidades com equipamentos para que o público possa despertar a curiosidade pela pesquisa e pela ciência. Relógios de sol, roldanas, telescópios e outros instrumentos, segundo ela, vão atrair a atenção de crianças e adultos para a ciência.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo