Seduce comemora 14ª Semana Nacional de Museus

A Secretaria de Educação Cultura e Esporte (Seduce Goiás) abre hoje (16/5) ampla programação em comemoração a 14ª Semana Nacional de Museus. As atividades terão início às 10 horas, em solenidade comandada pela secretária Raquel Teixeira e o superintendente executivo de Cultura, Nasr Chaul, no terraço do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Na ocasião será realizada a mesa redonda Paisagens culturais: O museu, a cidade e o homem, sob a coordenação do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC).

14ª Semana Nacional de Museus é promovida pela Seduce, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), celebrando o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, os seis museus estaduais oferecem ao público atividades especiais, como mesa redonda, visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais. Ao todo, serão mais de 50 atividades nos quatro museus de Goiânia e dois do interior do Estado, com entrada gratuita.

A relação entre museus e paisagens culturais é o fio condutor das discussões da Semana Nacional de Museus. O tema foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para as comemorações ao Dia Internacional de Museus, e para a 24ª Conferência Geral do Icom, a ser realizada em Milão. O tese reforça o papel sociocultural das instituições museais.

Espaços de cultura

No caso dos museus estaduais goianos, essa reflexão é colocada num momento muito especial, em que o Governo de Goiás autorizou a implementação de um projeto ousado e inédito, cuja proposta é “abrir e transformar” todos os edifícios públicos da Praça Cívica Dr. Pedro Ludovico Teixeira (ocupados por repartições públicas ou museus) e transformá-los em espaços de cultura, de memória, de preservação, de lazer e de entretenimento. Trata-se do projeto Circuito Cultural Praça Cívica Dr. Pedro Ludovico Teixeira. A previsão dos técnicos do projeto, é que, em três anos, a praça esteja ressignificada, e que a nova paisagem seja da cultura e da diversidade.

A Semana de Museus de 2016 é uma inciativa que visa propiciar aos museus fortalecerem laços e atuações com suas paisagens culturais. Para o Ibram, o evento simboliza um convite e instiga os museus brasileiros para a reflexão sobre o papel das instituições na abertura dos espaços museais para a comunidade que os rodeia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo