Secretário propõe governo digital para melhorar a prestação de serviços

Ao abrir a terceira edição do projeto Agenda Goiás, em Itumbiara, o secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Thiago Peixoto, propôs a adoção de um governo digital para melhorar a prestação de serviços à população. Citou alguns desafios que o Governo de Goiás está focando para se conseguir uma gestão pública eficiente: melhorar a competitividade de Goiás, modernizar a tecnologia para se fazer um governo digital, avançar na transparência da governança, tomar decisões em cima de dados, reduzir a mortalidade infantil, formar uma equipe de executivos públicos e avançar no projeto da meritocracia.

Thiago Peixoto disse que, para se conseguir uma gestão técnica pública eficiente, é preciso também aliar a política à gestão, com liderança. Na opinião do Secretário, o governador Marconi Perillo vem desempenhando, com eficiência, o seu papel de líder. Segundo Thiago Peixoto, o projeto Agenda Goiás, que está percorrendo as dez regiões do Estado, olha para o futuro, com os pés no presente. O titular da Segplan destacou, ainda, que sem uma boa gestão não se consegue atingir bons índices na educação, na saúde, na segurança e na prestação de serviços à sociedade, de um modo em geral. Afirmou a função da Segplan é dar respaldo à todos os órgãos governamentais para melhorar a prestação de serviços à população.

Desafios

O governador Marconi Perillo lembrou que Goiás conseguiu avançar muito em desenvolvimento nos últimos dez anos, mas admitiu que ainda existem muitos desafios. “Com o Agenda Goiás vamos traçar os desafios para os próximos dez anos, ouvindo os representantes da sociedade de todo o Estado”, afirmou. Marconi reconheceu que Goiás não é uma ilha na questão da atual crise econômico-financeira que atinge o País, mas lembrou que este é o momento de se buscar uma gestão pública eficiente, aprimorando os rumos da administração pública, focando na competitividade, modernidade e na melhoria da prestação dos serviços públicos à sociedade.

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior, disse que, entre os temas eleitos para o Agenda Goiás, a questão da gestão pública é a mais oportuna para o momento, diante da atual crise política e econômica enfrentada pelo Brasil. Câmara Júnior ressaltou que a gestão tem de focar na inovação, na eficácia, na excelência dos diagnósticos e das execuções das ações.

Já o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), Igor Montenegro, citou os maiores problemas na administração pública: burocracia, alto custo da máquina administrativa e pouco foco no cliente. Na sua opinião, o que as pessoas querem é uma gestão pública de qualidade. Ele citou o exemplo do Vapt Vutp, que é uma criação do governo Marconi Perillo e mostra sucesso no serviço, com mais de 96% de índice de aprovação da população.

O prefeito de Itumbiara, Francisco Domingos de Faria, citou que a região Sul do Estado é uma das mais próspera de Goiás; porém, como as demais, enfrenta problemas e tem muitos desafios. Por isso, o prefeito considerou de grande importância a realização do projeto Agenda Goiás para ajudar os prefeitos a entenderem melhor de gestão pública.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo