Secretário destaca importância de avaliação de políticas públicas

O secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita, abriu na tarde de ontem (19/04) o 2º Seminário sobre Políticas Públicas, realização do Governo de Goiás, por meio da Segplan e do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). O evento foi realizado no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG, localizado Setor Leste Universitário. O tema do encontro foi a importância da avaliação de políticas públicas como ferramenta de gestão imprescindível para o desenho, aperfeiçoamento e o controle das políticas.

Participaram da composição da mesa o professor Moisés Ferreira Cunha, diretor de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas da UFG; Antônio Newton Borges, diretor-técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); e o gerente de Estudos Socioeconômicos e Especiais do IMB, Marcos Arriel, representando a titular do Instituto, Lillian Prado.

“É motivo de muita satisfação participar, como secretário de Estado, deste seminário e discutir mecanismos de avaliação para que possamos medir o alcance dos processos nos setores que precisam de uma avaliação contínua e sistemática das ações de governo. E avaliar o impacto que esses processos estão tendo em toda a estrutura governamental”, ressaltou Joaquim Mesquita. Segundo ele, a avaliação de uma política, programa ou projeto de governo tem como objetivo verificar boas práticas, que são identificadas pela entrega de resultados frente a problemas estabelecidos como prioridades pelo governo e pela sociedade.

Palestras

O evento, que contou com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), convidou como palestrantes três especialistas na área: Márcia Joppert, consultora e expert na área de gerenciamento de programas e projetos públicos e privados, além de diretora da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação; Rogério Boueri Miranda, PhD em economia e técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e Oswaldo Yoshimi Tanaka, médico e professor titular do departamento de Prática de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Márcia Joppert repassou aos participantes do Seminário de Políticas Públicas noções de alinhamento conceitual sobre avaliação de políticas públicas e o processo de criação de sistemas estaduais de monitoramento e avaliação, em dez passos, dentro da temática proposta pelo seminário. Já Rogério Boueri Miranda focou sua palestra na avaliação e revisão de despesa pública que o Governo Federal está instituindo, como estará fazendo também o Governo de Goiás. “A ideia é que num futuro possamos avaliar programas de governo que não estão dando certo, bem como identificar os que estão dando certo. E assim propor alterações de acordo com esses resultados”, colocou.

A palestra do médico Oswaldo Yoshimi Tanaka abordou avaliação de projetos e programas na saúde, e reservou uma parte para estimular as pessoas nos distintos níveis de gestão e de avaliação para tornar mais objetivos os processos de decisão na área da saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo