Secretário destaca importância da atração de indústrias internacionais para Goiás

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, celebrou a instalação de duas grandes empresas do cenário mundial – a cervejaria holandesa Heineken e a Gerresheimer, empresa belga do setor de embalagens plásticas – em Goiás. Dentro da estratégia de alavancar ainda mais o desenvolvimento do Estado, o vice-governador e secretário também foi incumbido por Marconi de articular e divulgar o calendário de missões comerciais que serão empreendidas com vistas à atração de mais investimentos internacionais.

A Heineken será instalada nas proximidades de Itumbiara e vai ocupar área de 870 mil metros quadrados, com investimento de R$ 650 milhões. A previsão é de que a nova unidade gere 650 empregos diretos e indiretos, com capacidade de produção de 3,5 milhões de hectolitros por ano. A operação está prevista para o início de 2018 e será a sétima fábrica da Heineken no Brasil. A empresa já está presente nos estados de São Paulo (duas unidades), Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Ceará.

Superação

Durante o anúncio, José Eliton destacou a importância de ter a nova unidade da Heineken no Estado. “Não só Goiás, mas o Brasil tem que celebrar um investimento dessa envergadura”, disse. O vice-governador lembrou a dificuldade que o País enfrenta e que, apesar dessa situação, o Estado atrai novas empresas, gerando empregos e desenvolvimento econômico, o que significa a superação de obstáculos para garantir seu desenvolvimento. “Este momento sintetiza o que Goiás vive neste ano. Temos o olhar projetado para o futuro, buscando instrumentos para sair da crise”, afirmou.

O prefeito de Itumbiara, Chico Balla, também presente na solenidade de anúncio, disse que a cidade terá um impacto econômico positivo. “É um novo motor de crescimento para o município”, disse. Segundo ele, o anúncio foi um presente para comemorar os 106 anos de Itumbiara. “A Heineken vai nos projetar para o mundo”, disse Balla. O anúncio da nova unidade da cervejaria teve ainda a presença do presidente da Heineken no Brasil, Didier Debrusse, além da participação de lideranças políticas de Itumbiara, deputados federais e estaduais, e outros integrantes da equipe do governo estadual.

Anápolis

A Gerresheimer prevê investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões em obras e na aquisição de máquinas e equipamentos para a unidade que será implantada em Anápolis. A empresa produzirá embalagens plásticas para a indústria farmacêutica e de cosméticos, gerando cerca de 200 empregos diretos e 600 indiretos. O diretor geral da Gerresheimer no Brasil, Wellington Lentini, crê que as operações se iniciarão entre os anos de 2017 e 2018. Segundo ele, a escolha da região foi baseada, principalmente, em três fatores: a posição geográfica, a existência do polo farmacêutico e os incentivos oferecidos pelo estado.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico José Eliton lembrou que, apesar de ser o segundo polo farmoquímico do Brasil, Anápolis não tinha uma fábrica de embalagens com a configuração da Gerresheimer. Segundo ele, a empresa tomou uma decisão acertada ao vir para o estado.  O prefeito de Anápolis, João Gomes, enalteceu a agilidade e a determinação do governador Marconi Perillo durante a recente missão na Europa, que foram determinantes para definir a vinda da Gerresheimer para Anápolis.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo