Secretaria discute plano de trabalho para programa Cultivando Água Boa

A superintendente executiva de Meio Ambiente da Secima, Jacqueline Vieira, coordenou na segunda-feira )20/6), reunião, via videoconferência, com membros da Itaipu Binacional para discutir o plano de trabalho para implantação do programa Cultivando Água Boa na APA do Pouso Alto, na região de Alto Paraíso.

O Cultivando Água Boa parte do reconhecimento da água como recurso universal e, portanto, um bem pertencente a todos. Trata-se de uma estratégia local para o enfrentamento de uma das mais graves crises com as quais a humanidade já se defrontou: as mudanças climáticas, que põem em risco a sobrevivência humana e estão diretamente relacionadas com a água e seus usos múltiplos (a produção de alimentos e de energia, o abastecimento público, o lazer e o turismo).

Para prevenir essas alterações no clima, o programa estabelece uma verdadeira rede de proteção dos recursos da bacia onde o programa é implantado. Mais do que um projeto ambiental, o Cultivando Água Boa é um movimento de participação permanente, que envolve a atuação de órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas.

Em 2005, o reconhecimento mundial do Cultivando Água Boa foi comprovado com a conquista do prêmio Carta da Terra (Earth Charter + 5), entregue em Amsterdã, Holanda. De lá pra cá, o programa tem se firmado como um exemplo a ser seguido no que se refere ao desenvolvimento sustentável e à gestão participativa em projetos socioambientais. Uma iniciativa que prova que é possível compatibilizar desenvolvimento econômico com produção de energia e preservação do meio ambiente.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo