Secretaria da Saúde lança Blog do Idoso

A longevidade no Brasil é uma realidade. Segundo o IBGE, são 23,5 milhões de pessoas acima de 60 anos (dados de 2014). Goiás segue a tendência nacional e já conta com 573.809 pessoas acima desta idade, representando 10% da população.  Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é de que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno esse nunca antes observado.  O 1º de outubro, instituído para marcar essa mudança, celebra  o Dia Mundial da Pessoa Idosa e contará com uma programação especial em Goiânia.

A Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove cerimônia alusiva à data no Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Craspi), localizado no bairro Cidade Jardim, próximo ao Detran.  O ponto alto do evento será o lançamento do Blog da Saúde do Idoso, produzido pela Subcoordenação de Saúde à Atenção da Pessoa Idosa da Superintendência Integral à Saúde da SES.

A assistente social Marilene Gonçalves Silveira, subcoordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, explica que o blog pretende ser um canal de troca de informações sobre a assistência as pessoas idosas, entre a SES-GO e as secretarias municipais de saúde.  Outro objetivo é o de divulgar as ações para quem tem mais de 65 anos. “Cidades como Itumbiara, Rio Verde, Mineiros, entre outras no interior goiano, desenvolvem ações como grupo de reunião de idosos. Precisamos mostrar estas boas iniciativas”, diz Marilene.

O blog pretende também contar histórias como a da professora aposentada Maria Adelaide Diniz Ribeiro, 79 anos, que decidiu ser maratonista em 2012. Ela estará presente no evento no Craspi. Maria, como é chamada pela família e amigos, recebeu o incentivo de uma pessoa famosa, o jornalista e apresentador Zeca Camargo, quando ele esteve em Goiânia para divulgar o programa Medida Certa. “Participei da primeira corrida e não parei mais. Tenho guardados 12 troféus e dezenas de medalhas. Emagreci e as taxas de colesterol e glicose estão normais.”, conta Maria.

Neste domingo (4/10), ela participará de corrida promovida por um shopping de Goiânia, juntamente com uma sobrinha.  Maria também se aventura em trilhas e corridas rústicas. Como fez em 20 de setembro, ao correr oito quilômetros em uma área de mata da fazenda Entre Serras, em Senador Canedo.  E dar o seu veredito: “correr no mato é muito difícil. Prefiro o asfalto”, diz esta senhora que não aparenta os seus 79 anos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo