Secretaria Cidadã vão ministrar curso para capacitar 2,5 mil pessoas

A Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), conveniada com o governo federal, abre inscrições para o curso de Capacitação em Gênero. O objetivo é capacitar multiplicadores da área de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas da violência doméstica, a fim de assegurar um acolhimento mais humanizado e orientação efetiva na busca de proteção, garantia de direitos e empoderamento das mulheres.

“Incrementamos a rede de atendimento à mulher com novos profissionais (advogados, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros) para nossos Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (NEAMs). A capacitação é fundamental que o atendimento seja mais humanizado, todas as prefeituras devem aproveitar essa oportunidade e qualificar profissionais das áreas da saúde, justiça, educação, agricultura, além dos que trabalham diretamente na rede de atenção à mulher”, destaca secretária Lêda Borges.

Serão disponibilizadas 2.500 vagas, distribuídas em 10 municípios polos: Campos Belos, Catalão, Goiânia, Goiás Velho, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Posse, Porangatu, Uruaçu. As vagas serão destinadas aos profissionais das áreas de saúde e atendimento às mulheres, educação, operadores da justiça, trabalhadoras do campo e líderes das comunidades rurais. A carga horária é de 180 horas. As aulas serão iniciadas dia 22 de agosto e se estendem até 28 de novembro deste ano.

Para participar basta acessar o site www.secretariacidada.go.gov.br, clicar no banner Capacitação em Gênero e fazer a inscrição. Maiores informações pelos telefones (62) 3201-7489 e (62) 3201-7490. O conteúdo do curso tem foco na apresentação do conceito de gênero, fazendo uma interseção com classe, raça/etnia, geração e orientação sexual para compreender os vieses da violência contra a mulher. O conceito de violência de gênero e os diversos tipos de violência contra as mulheres, a questão da prostituição (forçada e voluntária), dentre outros.

Violência

A violência pode ser considerada como toda ação danosa contra a vida e saúde do indivíduo, caracterizada por maus-tratos, cerceamento da liberdade ou imposição da força. Já a doméstica ocorre dentro da família, quando o agressor possui laços de parentescos ou conjugais com a vítima. Violência de gênero é quando um homem agride de alguma forma a mulher pelo simples fato dela ser mulher, por se sentir superior.

A terminologia Gênero é uma categoria de análise das ciências sociais para questionar a suposta essencialidade da diferença dos sexos, a ideia de mulheres são passivas, emocionais e frágeis; homens são ativos, racionais e fortes. É um modo de pensar que viabiliza a mudança nas relações sociais, por consequências, nas relações de poder.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo