Secretaria Cidadã tem programação especial para mês da mulher

Neste dia 8 de março, em que é comemorado mundialmente o dia Internacional da Mulher, o Governo de Goiás por intermédio da Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã) realiza programação especial para servidoras da pasta e autoridades dos segmentos representativos no pátio do órgão, na Avenida Universitária, 609, Setor Universitário, a partir das 8 horas. Na oportunidade será lançada campanha publicitária, com o tema: Não adianta Maquiar o Desrespeito. Tome uma atitude, denuncie.

Serão produzidas cartilhas sobre os direitos da mulher, a publicação traz legislação alusiva ao tema, assim como dúvidas sobre como denunciar, separação, guarda dos filhos, pensão alimentícia, união estável, assédio sexual e moral, direitos sexuais e reprodutivos; aborto. Também lista todos os aparelhos sociais de proteção à mulher com os telefones de contato. “O acesso à informação é a principal arma no combate à violência, por isso vamos lançar uma cartilha que será impressa e também estará disponível em versão digital no site da Secretaria, que é o www.secretariacidada.go.gov.br “, explica a titular da Secretaria Cidadã, Lêda Borges.

Em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás, a Secretaria Cidadã lança nesta terça (8/3) às 8 horas, uma frente de mobilização social intitulada ‘Bolsa de Mulher Cabe Tudo’ e convida toda sociedade a participar da campanha de arrecadação de escova de dente, creme hidratante, creme dental, absorvente, maquiagens, peças íntimas, espelho. “Vamos arrecadar durante todo mês de março os quites de higiene e beleza e em abril distribuí-los às mulheres em situação de vulnerabilidade social”, explica a secretária Cidadã, Lêda Borges. As doações podem ser entregues nos seguintes postos: na sede da Secretaria Cidadã, na Avenida Universitária, 609, Setor Universitário, no Centro de Referência da Igualdade (CREI), na Avenida Goiás, 1496, Centro e na sede da OVG, Rua T-14, 249, Setor. Bueno.

Palestra

Durante café da manha, a Central de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde, também participa com uma palestra de conscientização sobre a importância de se tornar um doador de órgãos. Segundo o gerente da Central de Transplantes, Luciano Costa diz que a única forma de um indivíduo se tornar doador de órgãos, após sua morte, é avisar seus familiares. “Temos de manifestar em vida, este desejo. Só é possível a doação de órgãos no Brasil com autorização familiar”, explica.

Também estão sendo realizadas ações nos municípios do interior do estado como palestras, caminhadas, atendimento especial às mulheres, dentre os serviços ofertados estão corte de cabelo, maquiagem, limpeza de pele, manicure, atendimento com nutricionista e acolhimento do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), unidade da Secretaria Cidadã. A programação completa pode ser acessada no www.secretariacidada.go.gov.br. De acordo com a secretária Lêda Borges, “o Dia Internacional da Mulher é uma data que merece atenção porque é o símbolo da luta por direitos iguais, que foram conquistados com muito esforço”, destaca.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo