Secretaria Cidadã promove Dia de Inclusão da Pessoa Com Deficiência

A Secretaria Cidadã, em parceria com o Ministério do Trabalho, via Sistema Nacional de Emprego em Goiás (Sine), realiza hoje (23/9) o Dia D – Dia de Inclusão da Pessoa Com Deficiência. Trata-se da campanha de inclusão da Pessoa Com Deficiência (PCD) e de Reabilitados do INSS no mercado de trabalho onde serão ofertadas cerca de 150 vagas de emprego em diversas especialidades. Podem participar toda pessoa incapacitada parcial ou totalmente para atividade laboral, que tenha cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS.

O evento será realizado no pátio do Sine, na sede da Secretaria Cidadã (Setor Universitário, em Goiânia) e contará com a participação do secretário em exercício, Júlio Paschoal; do superintendente executivo do Trabalho da pasta, Jaime Bueno; e do gerente da área de Promoção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Secretaria Cidadã, William Veloso. Também são convidados representantes de entidades que trabalham com PCD.

O Sine faz parceria com empresas privadas que ofertam as vagas de emprego para PCD. Para buscar uma vaga de trabalho, o trabalhador PCD deve apresentar documentos pessoais, como Carteira de Trabalho, RG e comprovante de endereço atualizado. O interessado que é reabilitado pelo INSS precisa apresentar também o certificado emitido pelo órgão atestando sua condição. “Todo empresário deve cumprir a Lei de Cotas que determina que empresas com mais de 100 funcionários reservem de 2 a 5% das vagas de seu quadro efetivo, para este público. Infelizmente muitos não se enquadram e deixam de cumprir a lei”, explica o secretário em exercício Júlio Paschoal, da Secretaria Cidadã.

Pela manhã ocorre palestra a ser ministrada pelo Senac com o tema “Currículo e Marketing Pessoal”. Durante todo o dia também serão oferecidos serviços do programa Ação Cidadã voltados para o público PCD, que são a solicitação de documentos pessoais (CPF, RG, Carteira de Trabalho), Passaporte do Idoso,Passe Livre do Deficiente, dentre outros.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo