Secretaria Cidadã e Agehab definem ações para comunidades tradicionais

A Secretaria Cidadã e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) realizaram nesta quarta-feira (6) a primeira reunião de trabalho para execução do Programa Estadual de Habitação para as Comunidades Tradicionais. A secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã e o presidente da Agehab, Luiz Stival, definiram um cronograma de ações.

O primeiro atendimento será com o Cheque Mais Moradia modalidade Reforma, conforme definição do governador Marconi Perillo no anúncio da retomada do programa. Serão beneficiadas de forma emergencial 610 famílias, sendo 300 Cheques para reforma e 310 para construção. O atendimento começará pelas famílias tradicionais dos municípios de Alto Paraíso (Comunidade Moinho), Cavalcante (Kalunga), Flores de Goiás (Flores Velha), Monte Alegre (Kalunga), Niquelândia (Rufino Francisco) e Teresina (Kalunga), com reformas de moradias.

Pelo cronograma, as entidades representativas das comunidades devem enviar a documentação para habilitação na Agehab até o dia 13 de abril. No dia 20, será realizada a capacitação para cadastramento e assinatura de convênio. O recebimento dos cadastros pela Agehab será até o dia 27. A entrega dos Cheques pelo Governo de Goiás está prevista no programa Ação Cidadã, promovido pela Secretaria Cidadã, nos dias 13 e 14 de maio, na Comunidade Engenho, em Cavalcante.

Também ficou definida reunião na próxima quarta-feira (13), entre o presidente da Agehab, a secretária Cidadã e a superintendente da Caixa Econômica Federal, Marise Fernandes. Serão construídas 310 moradias de forma emergencial, com ampliação do programa para atendimento de outras 3 mil famílias.

O presidente da Agehab destaca que o programa é um esforço conjunto para atender às demandas dessas comunidades. Luiz Stival ressalta que a Agehab conhece a realidade dessas comunidades e está preparada para oferecer um atendimento que promova a melhoria da qualidade de vida e condições de moradia.

As políticas públicas de Estado para comunidades tradicionais são coordenadas pela Secretaria Cidadã. Lêda Borges explica que a Secretaria é intermediadora dos trabalhos. Além da Agehab, executora da política habitacional do Estado, existe convênio com entidades como Defesa Civil, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Secretaria de Saúde e Agetop. “A Secretaria visa prestar um serviço integral a essas comunidades”, ressalta.

No anúncio da retomada do programa, em 16 de março, o governador pediu agilidade à Caixa, para fazer uma força-tarefa de atendimento a essas comunidades. “Eu me disponho a viabilizar recursos de contrapartida como a gente faz em outros projetos para todas as casas por meio do Cheque Mais Moradia”, afirmou o governador na ocasião.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo