Secretaria Cidadã capacitará mais de mil trabalhadores via Sebrae-GO

O governo de Goiás, por intermédio da Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã) celebrará, na próxima sexta-feira (22), um convênio de cooperação técnica com o Sebrae-GO para ampliação dos programas de capacitação de trabalhadores em Goiás. O foco será melhorar a qualificação dos trabalhadores que atuam de forma cooperada ou associada no campo e na cidade e também dos beneficiários dos programas de transferência de renda, como o Renda Cidadã e Bolsa Família.

O objetivo da parceria é fomentar o empreendedorismo em regiões de baixa renda, baseado no potencial de oportunidades e vocações locais. A proposta é contribuir com a inclusão produtiva e geração de novos negócios e tecnologias sociais de fomento ao emprego e renda por meio dos programas de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), Ação Cidadã e Economia Solidária, Criativa e Desenvolvimento Rural.

A solenidade de assinatura do “Convênio de Cooperação Técnica para o Fortalecimento da Economia Solidária em Goiás” será no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, às 10 horas. O evento contará com a presença do governador Marconi Perillo, da secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã, do diretor superintendente do Sebrae-GO, Igor Montenegro, além de representantes de entidades dos trabalhadores e de cooperativas.

No plano de ação da parceria consta a qualificação de cerca de 1,4 mil empreendedores, entre trabalhadores de cooperativas de materiais recicláveis e beneficiários dos programas Renda Cidadã e Bolsa Família. O projeto vai se concentrar em 93 municípios das quatro regiões de planejamento do Estado: Entorno do Distrito Federal, Nordeste, Oeste e Noroeste de Goiás.

Além dessa capacitação de público específico, o Sebrae-GO também vai ampliar sua participação no programa Ação Cidadã, que leva serviços públicos de forma itinerante aos municípios. Ao longo de 2015, a Secretaria Cidadã esteve com o programa em 22 municípios, atendendo mais de 150 mil pessoas. Em cada edição, a secretaria levou mais de 20 serviços importantes à promoção da cidadania, como emissão de documentos, orientação para programas sociais como Renda Cidadã e Bolsa Família, doação de medicamentos e kits da OVG e até cuidados pessoais, como corte de cabelo, entre outros benefícios.

O Sebrae-GO integrou o trabalho realizado no Ação Cidadã em 2015 proferindo palestras para cidadãos interessados em abrir o próprio negócio, a partir de linhas de crédito concedidas pelo Governo de Goiás. Agora, a entidade especializada em orientar a pequena empresa vai ampliar sua atuação no programa com novos cursos e treinamentos específicos para o Microempreendedor Individual (MEI) oriundo dos programas de transferência de renda.

“É um novo e importante passo que estamos dando para fazer com que as pessoas ganhem autonomia. Fala-se muito da chamada ‘porta de saída’ dos beneficiários dos programas de transferência de renda, ou seja, aquela condição em que a pessoa deixa de ganhar o auxílio do governo porque já atingiu a condição de se sustentar porque conseguiu um emprego ou porque começa a trabalhar por conta própria, ainda que num pequeno negócio. Então, o que queremos é aumentar a capacidade de gestão dessas pessoas para que elas continuem a se desenvolver”, comenta a secretária Lêda Borges falando sobre um dos principais objetivos da parceria.

Segundo a coordenadora do projeto pelo Sebrae-GO, Flávia Bittencourt, o público-alvo inclui também pequenos produtores rurais, trabalhadores informais, trabalhadores da economia solidária e o Microempreendedor Individual (MEI), categoria que tem crescido em todo o país a partir da mudança na lei do pequeno e microempresário.

“Com este apoio às categorias que possuem grande distribuição em todo o estado, vamos estimular as economias locais, ajudando a desenvolver os municípios e regiões com baixo índice de crescimento socioeconômico”, afirmou Flávia.

Evento: Convênio de Cooperação Técnica para o Fortalecimento da Economia Solidária em Goiás
Data: sexta-feira (22 de janeiro), às 10 horas.
Local: Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Rua 82, nº 400, Setor Central, Goiânia)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo