Secretaria Cidadã aprimora atendimento ao idoso

A Secretaria Cidadã, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, inauguraram em março de 2016 a primeira Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI), em Goiânia. A unidade funciona integrada à rede de atendimento à pessoa idosa da Secretaria Cidadã, na Avenida Anhanguera, nº 3463, Setor Universitário, em Goiânia.

A DEAI, segunda do gênero no Estado (a primeira funciona em Anápolis), tem por objetivo a investigação e apuração das infrações penais descritas no Estatuto do Idoso praticadas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Conta com duas equipes de investigação, equipe de assistência social formada por psicólogo e assistente social, equipe de triagem dos casos, central de denúncias por telefone 197 e Disque 100 e núcleo de atendimento familiar, que cuida das audiências com familiares.

“A violência contra a pessoa idosa requer um cuidado especial do Estado devido às características diferenciadas dos atos praticados. Assim como acontece com as mulheres, os idosos sofrem violências que têm origem dentro da própria casa e merecem, portanto, uma atenção e apoio especiais para superar esse drama”, diz a secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã.

Segundo a delegada Ana Lívia Batista, os crimes que demandam um maior número de atendimento na Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso de Goiânia são o abandono, maus-tratos e exploração financeira. “A DEAI se trata de uma delegacia Especializada de extrema relevância, vez que o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua devida proteção, consiste em um direito social o qual deve ser respeitado”, reforça a delegada.

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 197 – Disque Polícia Civil – que atende 24 horas ou pelos telefones da própria Delegacia do Idoso 3201-1501 e 3201-1511 com atendimento das 8 às 18 horas. As ocorrências durante os finais de semana devem ser feitas na Central de Flagrante da Polícia Civil na Cidade Jardim.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo