Secima e Prefeitura de Aparecida avaliam projetos e parcerias

Em reunião na manhã de quarta-feira (21/12), o secretário Vilmar Rocha, acompanhado dos superintendentes da Secima de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, e o prefeito Maguito Vilela e secretários apresentaram balanço e avaliaram ações e projetos que envolvem a prefeitura e o Governo de Goiás. Os deputados federais Daniel Vilela, Thiago Peixoto e Heuler Cruvinel e o deputado estadual Francisco Jr. também acompanharam a reunião. “A presença dos deputados federais é muito importante nessa reunião porque precisamos muito deles lá em Brasília para ajudar na interlocução com o Governo Federal e na viabilização de muitos desses projetos”, ressaltou o secretário Vilmar Rocha.

Junto com os superintendentes, o titular da Secima expôs ao prefeito a situação de projetos e ações da Secima que dizem respeito ao município de Aparecida. Entre eles, a questão dos licenciamentos ambientais para o Distrito Industrial José de Alencar e do aeroporto executivo. “Essa área de licenciamento é um dos nossos gargalos e há acúmulos de processos e falta de pessoal, mas estamos conseguindo avançar bastante”, explicou o secretário. “Às vezes somos mal compreendidos, mas temos de seguir as regras e fazer tudo da forma correta. E estamos fazendo”, acrescentou Vilmar Rocha.

Na área de infraestrutura e mobilidade, foram apresentadas as situações do projeto da Secima para a extensão do BRT Norte-Sul de Goiânia. O objetivo, segundo o secretário, é ampliar o corredor que está sendo feito pela prefeitura de Goiânia e ligar o Terminal Cruzeiro do Sul, na capital, ao Terminal Veiga Jardim, em Aparecida. O superintendente Antônio de Cássia também falou sobre os projetos dos anéis viários Leste e Oeste que estão em andamento pela empresa concessionária da BR-153 e no Governo Federal.

Água tratada

O sistema de abastecimento de água Mauro Borges, que entrou em fase de pré-operação nesta semana, também foi discutido na reunião. Superintendente executivo da Secima e ex-diretor de engenharia da Saneago, Mário João de Souza explicou a situação do chamado “linhão” que irá levar água da Barragem do João Leite para abastecer Aparecida. “Essa será uma obra de suma importância para Aparecida e que vai resolver um grande problema nosso”, afirmou o prefeito Maguito Vilela. “O projeto já está pronto e havia uma autorização do Ministério das Cidades para uma operação de debêntures da Saneago que viabilizariam os recursos para a obra, mas com essas mudanças todas a operação foi cancelada e agora temos de pensar numa alternativa para captar os recursos”, explicou Mário João.

Outros temas abordados na reunião foram o projeto Goiás Sem Lixão – que prevê um apoio do governo às prefeituras para implantação de aterros sanitários -, a nova Lei da Região Metropolitana e o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana (PDIRMG) de Goiânia, que envolve mobilidade urbana, uso do solo, saneamento e outros temas de uso comum dos 20 municípios que compõem a região. Segundo o superintendente de Assuntos Metropolitanos Marcelo Sáfadi, a nova lei já está pronta e será encaminhada à Assembleia ainda esta semana. Já o plano está sendo elaborado a partir de um convênio da secretaria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo