Secima e Crea-GO firmam acordo de cooperação técnica e operacional

Em evento realizado na quinta-feira (29/6), no auditório do Crea-GO, o presidente da entidade Francisco Almeida, e o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, assinaram acordo de cooperação técnica e operacional, visando incrementar a execução de ações de defesa social e ambiental e de fiscalização relacionada ao licenciamento ambiental em Goiás, bem como o compartilhamento de dados de interesse comum entre o Crea e a Secretaria.

Em sua fala, o presidente Francisco Almeida destacou a importância do acordo de cooperação para toda a sociedade goiana. “Este é um acordo que impacta diretamente nas profissões do Sistema Confea/Crea e no desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Promovemos esta assinatura com muita satisfação e com a máxima certeza de que nossa parceria renderá bons frutos para a sociedade”, destacou. O presidente ainda colocou o Crea à disposição da Secima.

Francisco Almeida aproveitou a oportunidade para apresentar ao secretário e a todos os presentes o funcionamento da fiscalização do Crea-GO, realizada por meio da Plataforma ArcGIS, mostrando como o acordo de cooperação técnica e operacional com a Secima vai ajudar a tornar a atividade ainda mais eficiente, exemplificando com os acordos já assinados com outros órgãos em todo o Estado de Goiás. “Nós vamos disponibilizar acesso a todos esses dados da fiscalização do Crea-GO aos técnicos da Secima e colaborar como pudermos”, finalizou.

Importância

Para o secretário Vilmar Rocha, o acordo é importante principalmente para o cidadão goiano. “O acordo vem sendo discutido há algum tempo e é simbólico, mas só terá concretude se não ficarmos apenas nesta solenidade de assinatura”, recomendando aos servidores da Secima presentes trabalharem com afinco para “que o acordo não fique só no papel”. O secretário também destacou que nota “uma vontade do Crea de participar de assuntos relevantes para a vida da comunidade. É um órgão que carrega um espírito de participação, se preocupando com a vida comunitária”. Ainda de acordo com Vilmar Rocha, o acordo “vai ser importante na área do licenciamento ambiental, da fiscalização, do controle de obras, de zoneamento, geoprocessamento e outros. É uma colaboração importantíssima e eu desejo aprofundar esse relacionamento da Secima com o Crea, porque acho que a sociedade só tem a ganhar”.

Ao fim do evento, o presidente Francisco Almeida ainda se reuniu com o secretário Vilmar Rocha na sala de reuniões da presidência para discutir termos de implantação do acordo e apresentar algumas novidades do trabalho do Crea-GO. Também participaram da reunião, pelo Crea, os conselheiros Dolzonan da Cunha Mattos, Lamartine Moreira Júnior e Paulo Roberto Lucas Viana; o inspetor-titular do Crea em Ceres, Wiliam Gonzaga; os gestores dos departamentos de Fiscalização, Walter Santana, e Técnico, Edvaldo Maia; e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Roger Barcellos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo