Saúde estadual e SMS de Goiânia alertam para vacinação contra Febre Amarela

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia para tratar do apoio do governo estadual nas ações estratégicas em relação à Febre Amarela. O encontro aconteceu após a confirmação da morte de um macaco por Febre Amarela no setor Forteville, região sudoeste de Goiânia. O superintendente Executivo da SES-GO, Halim Antonio Girade, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito, garantiram à superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, total apoio no trabalho de prevenção e controle da Febre Amarela no município.

Além de reforçar as equipes nas campanhas de vacinação contra a Febre Amarela, a SES solicitará ao Ministério da Saúde mais doses da vacina para disponibilizar ao município de Goiânia. Na próxima segunda-feira, dia 9 de novembro, a SES convocou nova reunião com as Regionais de Saúde Central e Centro-Sul e secretarias municipais de saúde de Goiânia e dos municípios limítrofes à capital. Na ocasião, serão discutidas medidas conjuntas a serem realizadas.

Investigação

As investigações da causa da morte do animal começaram no dia 25 de outubro, quando a Diretoria de Vigilância de Zoonoses recebeu a notificação de um morador do Setor Forteville de que havia um macaco morto em sua chácara. Imediatamente, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o processo de investigação e ações de controle. No dia 04 de novembro, a SMS recebeu a confirmação da morte do macaco por Febre Amarela pelo Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO).

Com a confirmação da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia iniciou uma nova etapa das ações, com desencadeamento de bloqueio vacinal e busca ativa de outras epizootias (morte de macacos) e casos em humanos. De 27/10 a 03/11 agentes de endemias da SMS visitaram 8.250 residências na região onde ocorreu a morte do macaco. Nessas visitas os agentes fizeram eliminação de criadouros, orientação para manutenção dos domicílios, orientação para vacinação e para prevenção ao adentrarem na mata onde foi encontrado o macaco, com uso de repelentes e de roupas que protejam os braços e pernas.

Vacinação

A única forma de evitar a Febre Amarela é a vacinação contra a doença. A vacina é altamente eficaz e está disponível gratuitamente nos postos de saúde em qualquer época do ano.

A SMS Goiânia vai vacinar as pessoas não vacinadas ou parcialmente vacinadas contra Febre Amarela da região sudoeste, nos próximos dois sábados, dias 07/11 e 14/11, em todas as unidades de saúde desta região. Além disso, as salas de vacina de todo o município estão disponibilizando a vacina durante a semana em horário comercial exceto o Cais Campinas, que está vacinando de segunda a segunda das 8h às 18h. Quem já recebeu duas doses de vacina contra Febre Amarela é considerado protegido ou imunizado, independente de quando ele vacinou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo