Saúde e Bombeiros se unem para manter baixos os índices de ocorrência do Aedes

A Secretaria da Saúde (SES-GO), em parceria com o Corpo de Bombeiros, estão definindo novas estratégias de ação e mobilização para a manutenção dos baixos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. O encontro, que termina hoje (22/11) com representantes das 18 Regionais de Saúde e das 40 Regionais da Defesa Civil, acontece durante o Seminário Realinhamento das Ações para a Erradicação do Aedes, realizado na Estância Park Hotel, em Anápolis. O encontro também tem o propósito de elencar as dificuldades vivenciadas nos municípios e definir metodologias para superá-las.

No seminário estão sendo discutidos a troca dos gestores municipais, participação da atenção básica na Operação Goiás contra o Aedes, ação intersetorial nos municípios, qualidade das informações nos sistemas e a qualidade das atividades de campo. Divino Aparecido de Melo enfatizou que a realização do seminário também visa melhorar e ampliar, ainda mais, a interação entre as Regionais de Saúde e de Defesa Civil.

Realizada em Goiás desde dezembro do ano passado, a Força-Tarefa Goiás contra o Aedes apresentou resultados extremamente positivos. A iniciativa une o governo do Estado, Corpo de Bombeiros Militar, prefeituras, sociedade civil organizada e população em uma única meta: eliminar focos do Aedes no território goiano. Desde o início da ação foram realizadas cerca de 15 milhões de visitas em imóveis residenciais e comerciais, escolas, igrejas, indústrias e outros domicílios.

A mobilização atingiu todas as cidades goianas eliminado mais de 98 mil focos e reduzindo em 96% o índice de infestação do mosquito. Na primeira fase da Força – Tarefa 30 municípios conseguiram o êxito de 0% de infestação. Já os demais que não atingiram a meta de eliminar o mosquito tiveram uma redução drástica nos índices de infestação e com a nova fase terão a oportunidade de zerar a presença do mosquito em seu território.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo