Saneago coleta sementes e produz mudas para reflorestar áreas degradadas

O período que antecede as chuvas em Goiás oferece abundância de sementes de várias espécies entre nativas do Cerrado e exóticas. É a época escolhida por integrantes das equipes do Viveiro da ETE Dr. Hélio de Seixo Britto e do Núcleo de Educação Ambiental da Saneago para irem a campo coletar as sementes que serão selecionadas e plantadas dando origem a árvores que povoarão áreas degradas de Goiânia e entorno, Estações de Tratamento de Água e Esgoto, e locais de captação para o abastecimento dos municípios.

A coleta é feita principalmente em reservas públicas, como nas áreas próximas ao Paço Municipal, em canteiros e jardins da cidade, praças e na própria área da Estação de Tratamento de Esgoto e da sede da Saneago. O viveiro da ETE foi implantado em junho de 2009, a partir de sementes coletadas na área e mudas provenientes de doações. No local escolhido, próximo ao prédio da administração da ETE, estão uma bancada para manuseio das mudas e os pallets usados para a proteção das novas plantas, na sua maioria mudas de espécies nativas do Cerrado como angico, xixá, ipê amarelo, ipê branco, jatobá, quaresmeira, paineira rosa, pequi, ipê rosa e caroba.

O projeto tem oferecido boa parte das plantas utilizadas no reflorestamento da Estação de Tratamento de Esgoto Dr. Hélio de Seixo Britto, com frutificação distribuída durante todo o ano, fornecendo alimento de forma contínua e equilibrada, além de proteção à fauna e suporte para o seu desenvolvimento. Da mesma forma, essas árvores servem de abrigo aos agentes polinizadores, importantes no papel da melhoria da qualidade dos alimentos para insetos, pássaros e animais silvestres, além da dispersão de novas sementes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo