Salão Dona Gercina vai receber exposição de bordadeiras

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, participa do lançamento da Coleção Arranjo Produtivo, Um Sonho Feito à Mão, da Cooperativa de Bordadeiras Bordana, nesta quarta-feira (2/9), às 8h30, no Salão Dona Gercina do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. A coleção, que reúne 500 peças, tem como tema as flores do Cerrado.

São peças para copa, cozinha e casa, todas bordadas à mão a partir de desenhos originais sobre tecidos de algodão, entre elas colchas, almofadas, cortinas, toalhas de mesa, panos de prato e de fogão, jogos americanos com guardanapos e aventais. Há também itens de papelaria, como cadernos e cadernetas com bordados na capa.

O trabalho das 27 bordadeiras associadas foi desenvolvido por meio do apoio do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil do Estado de Goiás (OCB-GO), Serviço Nacional de Aprendizado do Cooperativismo em Goiás (Sescoop-GO) e Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa de Goiás (Sebrae-GO). As peças resultaram também de parceria entre o designer Renato Imbroisi e as cooperadas em oficinas realizadas a partir de março do ano passado.

Cerrado

Desde sua criação, em 2008, a Bordana tem no Cerrado seu tema central. Para desenvolver a coleção, foram propostos exercícios pelo designer: o desenho de observação de flores no Cerrado, a criação de arranjos florais pelas bordadeiras em vasos escolhidos por cada uma, depois desenhados e bordados por elas e a produção de peças maiores do que costumavam fazer antes, como as colchas coletivas, em que cada artesã borda um quadrado de tecido que depois é costurado, formando uma única peça.

O nome Arranjo Produtivo remete aos arranjos florais e também ao trabalho em equipe que traz produtividade, profissionalização e crescimento ao grupo de artesãos. Há quatro linhas diferentes dentro da coleção: vasos de flores, flor girafa (flores com cabos longos), cerradão (grandes desenhos de flores) e florada (flores soltas no tecido).

A presidente da cooperativa, Celma de Oliveira, afirma que a ideia é comercializar toda a coleção durante o evento no Palácio das Esmeraldas. “A produção que será exposta é dirigida a um público mais sofisticado e esperamos ter boa receptividade”, disse. A renda será rateada entre as cooperadas segundo a produção de cada uma delas. Para se tornar membro da cooperativa basta visitar a entidade para conhecer seu funcionamento.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo