Sala Interfederativa permite redução em 91% de focos do Aedes no Entorno

A Sala Interfederativa dos Estados de Goiás e do Distrito Federal inaugurada, em fevereiro deste ano, e instalada no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, apresenta, em seis meses de trabalho, queda de 91% do número de focos do Aedes, nos imóveis das 19 cidades, que compõem a região do Entorno do Distrito Federal. Dados estatísticos mostram que a ação conjunta dos entes federados permitiu queda do número de casos de dengue, em mais de 54%, em julho de 2016 (226), em relação ao mesmo período do ano passado (496), e declínio de registros, desde o início da criação da sala, em fevereiro.

A Sala Interfederativa é a primeira iniciativa, no País, que une dois governos – do Estado de Goiás e do Distrito Federal – para o combate ao Aedes. Ela coordena, nos municípios do Entorno, as ações da força-tarefa “Goiás contra o Aedes”, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Por meio do monitoramento efetivo, são definidas soluções em conjunto para aprimorar o trabalho de campo, com visitas, de casa em casa, para eliminar focos. Todos os 19 municípios do Entorno são monitorados e trabalhados a partir dessa sala.

A força-tarefa “Goiás contra o Aedes” foi deflagrada em todo o Estado, em dezembro de 2015, pelo decreto de emergência em saúde pública assinado pelo governo de Goiás, com medidas para deter a proliferação do Aedes, em território goiano. A ação em curso, em Goiás, permite que sejam visitadas todas as casas goianas onde equipes do Corpo de Bombeiros, Agentes de Saúde, de Endemias e voluntários retiraram os focos do inseto que são encontrados nas residências. Com esse trabalho, já foram realizadas mais de 10 milhões de visitas a imóveis, de janeiro até agora.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo