Roubo de veículos tem queda de 29% em Goiânia no mês de junho

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária concluiu na quinta-feira (9/7)  mais um balanço que demonstra dados positivos nos indicadores criminais na capital goiana. Pelo sexto mês consecutivo, houve diminuição nos registros de roubos a veículos em Goiânia, de acordo com dados do Observatório de Segurança da Secretaria de segurança Pública e Administração Penitenciária..

A queda constante durante o ano resultou em um decréscimo de 21,6% no acumulado do primeiro semestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado. No comparativo entre o mês de junho deste ano com junho de 2014, o recuo aproximou-se dos 29%. Conforme os dados do Observatório de Segurança, 2.522 veículos (entre carros de passeio, caminhões, motocicletas e outros) foram roubados em Goiânia nos seis primeiros meses de 2015. Entre janeiro e junho de 2014, os registros de roubo chegaram a 3.217 – ou seja, uma diferença de 695 veículos.

Furtos

A quantidade de veículos furtados também recuou em Goiânia. De janeiro a junho, 1.186 furtos foram computados na capital. Em período idêntico de 2014, foram 1.394 – o que representa uma queda de 14,92%, ou 208 unidades a menos. Ao mesmo tempo em que a tendência de queda nos indicadores de furtos e roubos de veículos se consolida em Goiânia, o índice de recuperação permanece alto: 2.658 foram recuperados na capital este ano, o que representa um índice de 71%.

Esse índice reflete a produtividade elevada das forças policiais goianas. Esta semana, por exemplo, foi marcada pela prisão, pela da Polícia Militar, de vários grupos criminosos que atuavam na capital. Um deles, integrado por adolescentes, foi flagrado na terça-feira, no Setor Finsocial, Região Noroeste de Goiânia. Com os seis jovens apreendidos, foram encontrados um Fiat Palio Weekend e uma Honda Biz, além de armas e drogas. Em outra ação da Polícia Militar, no Setor Granja Cruzeiro do Sul, uma equipe da Rotam prendeu uma quadrilha que estava com 11 veículos roubados, entre eles um Toyota Corolla.

A Polícia Civil também tem retirado muitos criminosos de circulação. No último dia 29, por exemplo, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) apresentou uma quadrilha que atuava em toda a Região Metropolitana, sempre com muita violência. Dos quatro presos, dois já tinham passagens anteriores pela polícia, pelo mesmo crime: Felipe Rodrigues Felício dos Santos, de 19 anos, e Danillo Alves de Oliveira, de 21. Ambos, inclusive, foram presos ano passado apenas um mês depois de soltos da Casa de Prisão Provisória (CPP).

Segundo o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, Joaquim Mesquita, os dados obtidos no primeiro semestre em Goiânia refletem o avanço na integração entre as forças policiais, especialmente entre o Comando de Policiamento da Capital e a regional da Polícia Civil. “Investigações e ações focadas certamente têm contribuído para o alcance desses resultados”, avalia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo