Revitalizado, Condomínio Solidariedade é marco para Goiás

A inauguração do novo Condomínio Solidariedade na segunda-feira (30/11) é simbólica para a história da saúde em Goiás. Mas também um marco no que se refere ao atendimento de pessoas portadoras de HIV. Com a presença de personalidades políticas, imprensa, equipes de assistência do local e pacientes, a instituição foi oficialmente apresentada como casa de apoio e unidade de saúde multidisciplinar aos portadores de HIV/Aids ou outras doenças infecciosas e dermatológicas encaminhados pelo Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA). O investimento total na obra e aquisição de equipamentos foi de R$ 4,5 milhões e os custos mensais de manutenção serão de R$ 700 mil.

A eficiência e agilidade dos serviços após a transferência de gestão das unidades públicas de saúde estaduais para organizações sociais (OSs) foi destacada pelo governador Marconi Perillo. Ele elogiou o trabalho da organização social Instituto Sócrates Guanaes (ISG), que gerencia o Condomínio e o HDT/HAA. “Não é fácil e nem barato manter um serviço de qualidade, mas conseguimos oferecer unidades com nível melhor que o dos hospitais privados”, salienta. O governador reforçou que o serviço tem apresentado avaliação positiva pela população, além de cumprimentos de metas estabelecidas em contrato com as OSs e transparência por meio da fiscalização de órgãos fiscalizadores.

Diretora geral do Condomínio e do HDT/HAA, Anamaria Arruda lembra que a instituição havia perdido a identidade ao longo do tempo e retorna com um projeto arrojado para ajudar na reinserção social. “É um sonho comum que vira realidade visando cuidar do outro com afetividade, saúde e cidadania”, afirma. A proposta, segundo o superintendente técnico-científico do ISG, André Guanaes, é de renovação. “O Condomínio oferece um lugar adequado para quem mais precisa, por isso iremos levar essa causa para a sociedade. Criaremos a Embaixada da Solidariedade e já estamos em contato com artistas e empresários em busca de apoio”, antecipa.

O novo conceito com resultados positivos foi apontado pelo secretário de estado da Saúde, Leonardo Vilela, como um dos pontos favoráveis da gestão por OSs. Ele reforça a importância do novo Condomínio Solidariedade como uma casa de saúde que acrescentou leitos para o HDT/HAA. “É público, gratuito e de acesso à população”, sintetiza. O local passa a contar com núcleos de apoio psicossocial e de assistência médica e também de hospedagem temporária para os pacientes do interior do estado sem estadia durante o tratamento ou realização de procedimentos em Goiânia.

Ao todo, são 28 leitos sendo 2 infantis na casa de apoio, 10 leitos de internação para cuidados paliativos e 20 leitos de retaguarda para o HDT/HAA. O incremento na oferta de leitos de internação para pacientes com doenças infecciosas e dermatológicas representa aumento na oferta do HDT/HAA já que o Condomínio é um anexo do hospital. Os atendimentos oferecidos contemplam também áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição e Serviço Social.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo