Reunião da Patrulha Goiás contra o Aedes reúne prefeitos de 24 municípios

Em reunião com prefeitos e representantes de 24 municípios goianos na quinta-feira (3/3), o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, anunciou dados preliminares que apontam queda no número de municípios goianos com criadouros do Aedes aegypti de 4% em janeiro, para 1,1% já no início de março. Os dados foram avaliados como consequência da força-tarefa Goiás contra o Aedes, que permitiu que mais de 2 milhões de imóveis no Estado recebessem a visita de agentes de saúde, agentes de endemias, Corpo de Bombeiros e voluntários para retirada e destruição de focos do mosquito das residências.

“Isso mostra que o esforço que vocês estão fazendo está surtindo efeito, mas esse trabalho tem de ser contínuo, caso contrário os índices podem subir novamente”, salientou. Os dados foram apresentados na reunião com prefeitos que trata dos detalhes da chegada da Patrulha Goiás contra o Aedes – máquinas pesadas para retirar lixo e entulho – a 24 municípios no Estado. Até o momento, 48 municípios já receberam a patrulha.

A patrulha Goiás contra o Aedes, uma parceria da SES com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), fica uma semana em cada município e é utilizada para retirar lixo e entulhos em lotes baldios. São 12 equipes composta por cinco caminhões, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira, um carro e quatro caminhões prancha.

Na semana de 7 a 11 de março, a patrulha estará nas cidades de Niquelândia, Aruanã, Rialma, Portelândia, Palestina, Montes Claros, Caturaí, Ouvidor, Rio Quente, Guarani, Alto Paraíso e Cristalina. Já na semana de 14/03 a 18/03, os grupos atuarão nos municípios de: Santa Terezinha de Goiás, Matrinchã, Ceres, Perolândia, Amorinópolis, Aragarças, Inhumas, Três Ranchos, Marzagão, Mambaí, Colinas do Sul e Cidade Ocidental.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo